A Vigilância Epidemiológica identificou um surto de varicela em uma escola da rede estadual, de Xanxerê (SC). O caso veio à tona após vários alunos procurarem as unidades de saúde com os mesmos sintomas, o que levou à descoberta do surto. Cerca de 20 adolescentes, com idades entre 15 e 18 anos, foram infectados pela doença, que também é conhecida como catapora. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o surto já foi controlado e os casos são considerados benignos, sem a necessidade de internação.
A coordenadora de Vigilância em Saúde de Xanxerê, Caroline Cenzi, destacou que a varicela é uma doença comum nessa época do ano, especialmente entre o final do inverno e o início da primavera. Ela explica que, por ser causada por um vírus, a transmissão é rápida, mas a doença, em geral, não apresenta gravidade. “Casos de varicela são comuns todos os anos, porém como não é uma doença de notificação compulsória, os dados não são precisos, exceto em situações de surtos ou internações”, afirmou Cenzi.
Apesar do controle do surto na escola, a Secretaria de Saúde emitiu um comunicado à população alertando sobre os cuidados para prevenir novos casos. A doença é mais comum em crianças não vacinadas, mas pode acometer também adolescentes e adultos. Os sintomas incluem manchas vermelhas, bolhas e feridas na pele, além de mal-estar, febre baixa e dores no corpo.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.