keyboard_backspace

Página Inicial

Eleições

Sorteio de urnas a serem auditadas no 2º turno acontece neste sábado

Teste de Integridade é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002

TRE Eleições urnas
Foto: TRE/Divulgação

A exemplo do que ocorreu no primeiro turno das eleições, o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais também serão realizados no segundo turno. Neste sábado (29), véspera do pleito, serão sorteadas as seções eleitorais que terão as urnas submetidas às auditorias da votação eletrônica no domingo (30).  

O sorteio ocorre no hall da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SC no YouTube. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por entidades fiscalizadoras, partidos políticos e qualquer pessoa interessada. O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina faz uso de sorteador eletrônico para escolher as 35 urnas, das quais 27 passarão pelo Teste de Integridade e oito pelo Teste de Autenticidade.

Entenda as auditorias

O Teste de Integridade é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 com o objetivo de testar a segurança na captação e contagem do voto pela urna eletrônica. O propósito é comprovar que o voto digitado é exatamente o que será contabilizado.

Para isso, no dia das eleições, as urnas sorteadas recebem os votos das cédulas de papel preenchidas previamente por estudantes de escolas selecionadas, em quantidade equivalente entre 75% e 82% do número de eleitores registrados na respectiva seção eleitoral. Cada voto é digitado na urna e lançado no sistema de acompanhamento para registro informatizado da votação, num ambiente monitorado.

Ao final, é feita a comparação entre os resultados obtidos na votação em papel, no boletim de urna e no sistema de apoio à auditoria. A conformidade entre os resultados comprova efetivamente que os votos recebidos são os votos computados.

Esse procedimento será realizado em 25 urnas na Alesc e em duas na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis. O teste na escola contará com o uso da biometria de eleitores voluntários, conforme orienta o projeto-piloto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para este ano.

Já o Teste de Autenticidade consiste em verificar se os sistemas contidos na urna estão íntegros e são os oficiais da Justiça Eleitoral. Ele ocorre na própria seção eleitoral sorteada para essa finalidade às 7h, antes do início da votação no dia do pleito. Essa auditoria também é pública e pode ser acompanhada por representantes da OAB, Ministério Público e partidos políticos, além de ser conduzida pela juíza ou juiz eleitoral responsável.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Eleições

Eleitores têm até terça para justificar ausência no segundo turno

Prazo para regularizar ausência na votação se encerra em 7 de janeiro

Eleições

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina na próxima quinta-feira (5)

A justificativa deve ser encaminhada para a Justiça Eleitoral; entenda

Eleições

Ricardo Rosa destaca propostas e desafios para Itapema em entrevista ao Visor Eleições

Pré-candidato pelo MDB apresenta planos para turismo e infraestrutura

Eleições

O que é necessário saber sobre as eleições municipais de 2024 para não cair em desinformação

Brasileiros vão às urnas em 2024 para eleger prefeitos e vereadores que irão exercer mandato entre 2025 e 2028

Eleições

Sabino Bussanello fala sobre propostas planejando volta à Prefeitura de Itapema

O pré-candidato a prefeito de Itapema esteve no Visor Eleições 2024, que irá entrevistar todos os pré-candidatos

Mais notícias

Segurança

Homem é picado por serpente venenosa enquanto roçava terreno em SC

Vítima foi levada ao hospital com fortes dores e segue internada

Trânsito

Movimento intenso causa lentidão na BR-101 em Itapema

Há filas de aproximadamente 12 quilômetros entre Itapema e Balneário Camboriú