keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Socorristas precisam escolher quem salvar para não exceder o peso permitido nas aeronaves

"Recebíamos um chamado, mas, quando chegávamos, a casa já não existia mais, e a rua, só no Google Maps", relata o tenente-coronel Felipe Sommer

diz policial de SC que atua no resgate das vitimas no RS Visor Notícias
Na esquerda, tenente-coronel Felipe Sommer, que atua na PMSC em Florianópolis

As recentes chuvas devastadoras no Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição e desafios emocionais para os socorristas envolvidos nas operações de resgate. O tenente-coronel Felipe Sommer, piloto da aeronave Águia 07 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), descreve o cenário de ruas e casas submersas, onde centenas de pessoas buscavam refúgio nos telhados.

“Recebíamos um chamado específico para resgatar alguém numa casa de determinada rua. Mas, quando chegávamos, a casa já não existia mais, e a rua, só no Google Maps”, relata Sommer. Ele descreve a imagem de vítimas acenando desesperadamente, segurando crianças no alto para chamar a atenção do helicóptero. “Tínhamos que escolher quem salvar. Queríamos ajudar todos, mas o peso limitado da aeronave nos obrigava a decisões dolorosas”.

Sommer e sua equipe foram enviados ao Rio Grande do Sul na última quarta-feira (1°) e, logo no primeiro dia, resgataram 34 pessoas. O número subiu para 244 no dia seguinte, incluindo grávidas, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção.

“Nós choramos algumas vezes. Perder metade da família e quase tudo o que têm é uma realidade que muitas das vítimas enfrentam”, diz Sommer, sobre a intensidade emocional de seus dias. “Precisávamos engolir o choro e focar na missão.”

No total, a equipe de Sommer atuou das 7h às 17h, parando apenas para reabastecer. Eles trabalharam incansavelmente para salvar o maior número possível de pessoas, mesmo diante de escolhas difíceis. “Foi a maior experiência profissional dos meus 20 anos de PMSC. Cumprimos nosso juramento, deixando tudo de lado para salvar vidas”, conclui.

Na manhã desta segunda-feira (6), 83 mortes foram confirmadas, e 111 pessoas seguem desaparecidas. A rendição de equipes e o revezamento no quartel da corporação em Araranguá garantiram que a maior equipe de bombeiros militares de Santa Catarina continue a apoiar os esforços de resgate no estado vizinho.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão

Segurança

Homem morre após cair em silo em SC

Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Segurança

Operação interestadual recupera computador furtado em aeroporto de SC

Criminosos foram presos em flagrante ao desembarcarem em São Paulo

Segurança

Homem morre carbonizado em acidente de trânsito em SC

Acidente ocorreu por volta das 13h30 deste sábado (18)

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)