keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Setor da construção civil reclama da onda de furtos de fios e cabos elétricos

Sinduscon de Itajaí enviou ofício pedindo providências da Polícia Militar e ação contra receptadores

700 61672ff5f0cc6 Visor Notícias

A onda de furtos de fios e cabos elétricos está preocupando os empresários da construção civil de Itajaí. O problema que é registrado em quase todo o Litoral de Santa Catarina e que é patrocinado, na maioria das vezes, por dependentes químicos, interessados em vender o material para comprar drogas, vem causando prejuízo significativo ao setor, segundo alertou o presidente do Sinduscon da Foz do rio Itajaí, Bruno Pereira. O sindicato enviou expediente às autoridades de segurança pública pedindo que sejam tomadas providências para o controle da situação. O ofício também foi assinado pela Associação Intersindical Patronal de Itajaí.

“Temos recebido comunicados frequentes de empresas associadas sobre furtos de materiais de cobre nas construções. Sabemos que ocorrem com o intuito de venda no mercado ilegal por conta do alto preço deste metal” destacou o presidente do Sinduscom. No expediente ao comando da Polícia Militar, ele pede, em nome da entidade, o patrulhamento mais ostensivo dentro da cidade, além de ações específicas direcionadas, tais como vistorias em espaços de reciclagem e sucata para fiscalização de materiais existentes. Acredita que, com menos receptadores, não haverá para quem os responsáveis pelos furtos venderem os produtos.

O dirigente explicou que até as sedes da Intersindical e do Sinduscon foram invadidas e por mais de uma vez. O objetivo dos agentes era a remoção de fios e cabos para a queima e posterior revenda. “Atualmente, mesmo com a instalação de sistemas de alarme e monitoramento nas obras, os furtos seguem crescendo”, destacou.

Enxugando gelo

Um dos problemas para as autoridades de segurança é a impossibilidade de fazer a internação compulsória de pessoas em situação de rua que não aceitam tratamento contra a dependência química. A legislação também costuma devolver autores de pequenos furtos para as ruas, o que contribui para a manutenção do círculo vicioso de pequenos furtos para o sustento da compra da droga. As prefeituras, não somente de Itajaí, mas de todo o litoral, estão empenhadas em oferecer oportunidades para que o maior numero de pessoas possível e que assim desejarem, possam sair do mundo das drogas. Ao mesmo tempo, entidades empresariais e representativas da sociedade, cobram ações mais efetivas para a melhoria das condições de segurança e alertam para o recrudescimento do problema com a chegada do verão. Atualmente, as ações contra os receptadores, reduzindo o mercado para os fios e cabos roubados, se apresenta como a melhor saída para o problema.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Primeira impressora 3D do Brasil que constrói casas em até 15 dias é apresentada em BC

Impressora é capaz de levantar uma casa de 70 metros quadrados em duas semanas

Mercado Imobiliário

Primeira casa é entregue no Vivapark Porto Belo

Bairro parque acelera desenvolvimento e já conta com 70 residências unifamiliares em etapa avançada de construção, além de colégio e edifícios residenciais em obras

Mercado Imobiliário

Alargamento da praia em Itapema já promove valorização podendo tornar a cidade líder nacional

Desde janeiro de 2023, Itapema registra o segundo metro quadrado mais valorizado do país, atrás apenas de Balneário Camboriú

Mercado Imobiliário

CRECI Imobi Experience faz imersão no universo imobiliário com 15 palestras gratuitas em BC

Evento acontece nos dias 29 e 30 no Ocean Place - no Centro de Eventos em Balneário Camboriú

Mais notícias

Inusitado

Casal descobre túnel subterrâneo na casa onde moram há 15 anos; confira o vídeo

Especialistas sugerem que o bunker de 49 metros foi construído durante a Segunda Guerra Mundial

Segurança

Homem é preso por ameaçar mãe com faca em Rio do Sul

Segundo a Polícia Militar, a mãe recusou a fornecer R$ 50 para o filho recuperar um celular empenhado por uma dívida relacionada a drogas