Um vídeo gravado na cidade de Chengdu, na China, viralizou nas redes sociais ao mostrar um céu incomum, com a presença de sete sóis. Embora pareça uma cena de ficção científica, o fenômeno tem uma explicação científica e está relacionado à refração atmosférica.
O vídeo, capturado no último domingo (18), foi analisado por especialistas, incluindo Zeng Yang, vice-presidente da Sichuan Society for Amateur Astronomy, que explicou que o que ocorreu foi uma ilusão de ótica. A imagem foi gravada através de um vidro, que refletiu o sol várias vezes, enquanto condições atmosféricas específicas contribuíram para o fenômeno. Esse efeito é conhecido como refração.
A refração ocorre quando a luz do Sol passa através das diferentes camadas de gases na atmosfera, que têm densidades variadas. Isso faz com que a luz mude de velocidade e se curve. Um exemplo comum desse fenômeno é observado durante o nascer ou o pôr do sol, quando o Sol parece estar um pouco mais alto no céu do que realmente está, permitindo que o vejamos por mais alguns minutos mesmo após ele já ter se posto.
Portanto, os “7 sóis” observados em Chengdu não são reais, mas sim uma impressionante ilusão causada por refrações múltiplas da luz solar.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.