A ação visa oferecer uma resposta rápida e eficaz a emergências médicas tanto para residentes quanto para turistas na região
Desde o início da operação Estação Inverno, em 20 de junho, o serviço aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na Serra Catarinense completou mais de 40 atendimentos de urgência. A ação, que se estende até 10 de outubro em parceria com a FAHECE (Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon), visa oferecer uma resposta rápida e eficaz a emergências médicas tanto para residentes quanto para turistas na região.
O aeromédico, composto por uma equipe de cinco médicos e dois enfermeiros, é parte crucial desta iniciativa. Durante este período, foram atendidos desde acidentes, como o ocorrido com um quadriciclo em Urubici, até casos clínicos complexos que requereram o translado rápido de pacientes, inclusive bebês, para unidades de saúde especializadas.
Carla Birolo Ferreira, diretora-geral do SAMU/FAHECE, enfatiza a importância desta integração com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), que disponibiliza o helicóptero Águia 04 para suportar as operações: “Os ganhos com o aeromédico são significativos, reduzindo até 50% no tempo de atendimento, o que salva vidas e otimiza recursos na área da saúde.”
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.