keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Serpentes mais perigosas do Brasil são encontradas em residenciais

Espécies mais perigosas do Brasil: Coral-verdadeira e Jararaca

whatsapp image 2021 09 19 at 19.59.06 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Consideradas as serpentes mais perigosas do Brasil, a jararaca e coral-verdadeira representam alto risco de acidente por conta da potência de veneno. Algumas dessas espécies, foram encontradas no residencial bairro Novo e em um residencial da zona leste de Porto Velho (RO). A cidade tem registrado o aparecimento de serpentes venenosas em residenciais do município, após o início do período de chuvas em setembro.

Conforme o biólogo Flávio Terassini, depois das chuvas é muito comum o aparecimento de animais peçonhentos em ruas e residências na zona urbana das cidades, principalmente serpentes. Isso porque, a água da chuva acaba inundando a toca onde os animais se escondem, e por isso eles procuraram refúgio e alimentos na cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve nenhum aumento no número de ocorrências por resgate de serpentes em Porto Velho, e quando há casos, são de aparecimento de sucuris e jiboias, espécies não venenosas. A corporação explicou que, geralmente, a incidência no município se dá mais devido às queimadas do que ao período de chuvas.

Espécies mais perigosas do Brasil: Coral-verdadeira e Jararaca. No Brasil, pode-se diferenciar as espécies de serpentes mais “perigosas” em duas categorias: potência do veneno e frequência de acidentes. A coral-verdadeira, encontrada no residencial do Bairro Novo, possui o veneno mais tóxico de todas as serpentes peçonhentas do Brasil. O envenenamento por ela tem reação neurotóxica, que atinge o sistema nervoso e interrompe todos os comandos dados pelo cérebro. Conforme estudos, após ser picado pelo coral, as chances de sobrevivência são de 50%, com possibilidade de sequelas severas.

Já a Jararaca, encontrada no residencial da zona Leste, é considerada a mais perigosa por risco de acidentes, já que a espécie é caracterizada pelo comportamento arisco de defesa, além de viver em diversos tipos de habitat e ser abundante no Brasil. De acordo com o herpetólogo Willianilson Pessoa, famoso especialista em serpentes, mais de 90% dos acidentes com cobras no Brasil são causados por jararacas.

Como diferenciar a coral-verdadeira da falsa?

Segundo Flávio, não são todas as cobras corais que possuem as cores vermelha, preta e branca. Apesar da característica ser comum na espécie, algumas corais encontradas na região Norte são pretas com anéis brancos, amarelos ou em laranja, como a encontrada no Bairro Novo. É importante ressaltar que as corais são espécies pequenas, podendo atingir até 1,5 metros, o que faz ela ser confundida com espécies filhotes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Cidade de SC acende alerta após encontrar escorpiões mais perigosos da América do Sul

Espécie Tityus serrulatus, conhecida como escorpião-amarelo, já causou mortes no estado

Animal

Governo de Santa Catarina realiza fórum contra crueldade animal e divulga edital do programa Pet Levado a Sério

Evento em Florianópolis discute políticas públicas e amplia ações de proteção animal

Animal

Onça que atacou caseiro no Pantanal não deve voltar para a natureza

Felino ficará sob cuidado de programa de manejo do ICMBio

Animal

Oito cães são envenenados e suspeitos ameaçam novo ataque em SC

Caso foi registrado em Herval d’Oeste, onde outros 13 cães já haviam sido envenenados dois meses atrás

Animal

Cachorro agredido será indenizado após ganhar processo contra tutor

Tokinho foi aceito como parte em ação de danos morais e receberá indenização

Mais notícias

Segurança

Adolescente de 14 anos morre em acidente entre scooter elétrica e caminhão em Brusque

Jovem estava na garupa da scooter e morreu no local na noite desta sexta-feira (2)

Segurança

Jovem de 24 anos morre em grave acidente entre carros em rodovia de SC

Condutor de Fiat Palio morreu preso às ferragens após colisão com Fiat Toro