A fiscalização será conduzida pelo Departamento de Fiscalização Ambiental e começa nos bairros Estados, Nações e Jardim Iate Clube
A partir de 12 de maio, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú (Semam) iniciará a notificação de proprietários de imóveis que possuam árvores cimentadas ou com raízes completamente impermeabilizadas nas calçadas. A medida segue a Lei Municipal 4.868/2024, que proíbe esse tipo de vedação, por comprometer a saúde das árvores. Os notificados terão prazo de 30 dias para adequar os canteiros e garantir área permeável ao redor das raízes.
A fiscalização será conduzida pelo Departamento de Fiscalização Ambiental e começa nos bairros Estados, Nações e Jardim Iate Clube. A estimativa é de que existam ao menos 30 árvores com raízes impermeabilizadas nessas regiões. Caso a notificação não seja atendida, o proprietário poderá ser multado entre R$ 100 e R$ 1.000 por unidade, conforme a legislação vigente.
Segundo o diretor do departamento, Lucas Wendhausen Pollon, a impermeabilização impede a absorção de água e oxigênio pelas raízes, podendo levar à morte da árvore por apodrecimento do tronco e sufocamento radicular. A ação de fiscalização será ampliada gradualmente para toda a cidade ao longo do ano.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.