Santa Catarina confirmou 168 casos de Febre Oropouche, mas a Secretaria de Saúde de Tijucas assegura que não há registro do mosquito transmissor na cidade. Segundo a secretária de saúde, Josiane de Amorim, os dois casos identificados foram importados de outras localidades, sem transmissão local.
Idarlene Daroci, coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, alerta que os sintomas da Febre Oropouche são semelhantes aos da dengue. Por isso, quatro testes, incluindo os de dengue e Oropouche, são realizados para determinar o diagnóstico correto e a conduta médica a ser seguida.
A doença é transmitida pelo mosquito imaruí, que se prolifera em áreas de mata, ambientes úmidos e locais com restos vegetais. No entanto, apenas os mosquitos contaminados pelo vírus da Febre Oropouche podem transmitir a doença. A população é orientada a evitar acúmulo de água parada e resíduos orgânicos para prevenir a proliferação do mosquito.
Fonte: Vip Social
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.