keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SCGÁS assina contrato inédito para fornecimento extra de gás natural

O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia

DivulgacaoSCGAS Visor Notícias
Divulgação

A Companhia de Gás de SC (SCGÁS) firmou contrato com a distribuidora NFE Power para fornecimento extra de gás natural para os próximos cinco anos. A assinatura do contrato ocorreu após encerramento de uma chama pública adicional a fim de garantir a oferta do insumo ao Estado, que está sob pressão devido ao aumento do consumo e ao limite da capacidade dos gasodutos em solo catarinense. O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia. 

A previsão para o início do fornecimento é março de 2022, após as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema. O transporte do insumo ocorrerá no modal rodoviário de Gás Natural Liquefeito (GNL) até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGÁS. Inicialmente o insumo virá da Argentina, mas pode chegar via navio no litoral Norte do Estado, caso a estrutura de um terminal de regaseificação na Baía da Babitonga seja concluído a tempo. 

“A conclusão deste processo irá nos ajudar a ampliar e diversificar o fornecimento e o número de clientes atendidos pelo gás natural no Sul de Santa Catarina, região que tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente do segmento cerâmico. Além disso, desde que superada a limitação do gasoduto neste trecho, poderemos remanejar a planta de regaseificação para qualquer outra região do Estado para implantação de rede isolada”, explica o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl,. 

Chamada Pública Coordenada

Além desta chamada pública, a SCGÁS participa de outra Chamada Pública Coordenada, denominada CP22, junto com outras quatro distribuidoras de gás natural do centro-sul. O objetivo é ampliar o fornecimento de gás natural no Estado e contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país. 

Entre 2022 e 2023, a CP22 irá contratar, no conjunto das cinco distribuidoras participantes, cerca de 3,5 milhões de m³/dia de gás natural, complementando aos volumes já contratados. A partir de 2024, o valor deve ser ainda maior, com potencial de contratação de 6 milhões de m³/dia.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Governador de SC desta potencial logístico e oportunidades de parcerias em missão nos EUA

Jorginho Mello liderou nesta segunda-feira (12) a abertura da missão catarinense nos Estados Unidos com o objetivo de atrair investimentos ao estado

Economia

Núcleo de Jovens Empreendedores debate reforma tributária no Feirão do Imposto em Itajaí

A programação prevê ações de conscientização direcionadas ao público em geral, com ênfase em estudantes, consumidores e empreendedores locais

Economia

Exportações de SC sobem 7,5% e somam US$ 3,85 bilhões no 1º quadrimestre

Vendas externas são puxadas por carnes de frango e suína; China, EUA e Argentina seguem como principais destinos dos produtos catarinenses

Economia

Governador de SC cumpre missão oficial nos EUA em busca de investimentos

Jorginho Mello participa de eventos e reuniões com investidores e o Banco Mundial em NY e Washington

Economia

Projeto cria o Super MEI para quem fatura até R$ 140 mil

Nova categoria propõe transição entre MEI e microempresa com mais limite de receita, dois funcionários e tributo simplificado

Mais notícias