Santa Catarina enfrenta uma situação crítica com sete municípios em estado de emergência após as chuvas intensas do último fim de semana. Atualizações da Diretoria de Gestão de Desastres revelam que 13 cidades sofreram ocorrências, destacando-se as regiões Sul e Extremo Sul. Neste contexto, 421 pessoas foram desalojadas e 162 estão desabrigadas. A previsão indica novos temporais com chuvas volumosas para o próximo fim de semana, segundo o departamento meteorológico da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).
Entre os municípios mais afetados, Araranguá, Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Praia Grande já decretaram situação de emergência. Em resposta, foram enviados itens de assistência humanitária, como cestas básicas e kits de higiene, totalizando R$ 131.753,12 para Araranguá e São João do Sul. Além disso, comunidades como Passo de Torres vivenciaram alagamentos severos, com ações de resgate envolvendo mulheres, crianças e até animais em áreas inundadas.
A frente fria prevista para o final desta semana traz preocupação adicional, com risco alto de temporais em todo o estado. Esperam-se acumulados de chuva entre 75mm e 100mm nas áreas mais críticas. A situação exige vigilância contínua e a prontidão das equipes de defesa civil, bem como o apoio à população afetada através de medidas como abrigos temporários e assistência social.
Recomendações para a população Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC; Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos; Não transite em pontes ou pontilhões submersos; Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões; Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes; Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado; Fique atento a inclinação de postes e árvores; Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência; Fique atento a rachaduras em muros e paredes. Avisos e Alertas da SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008,
tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras
de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso
e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico
desde 2018.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade