Santa Catarina foi destaque nacional na redução do desmatamento em 2024, conforme apontado pelo Relatório Anual do Desmatamento (RAD) divulgado nesta quinta-feira (15) pelo projeto MapBiomas. O estado registrou uma queda de 39,9% na área desmatada em comparação com o ano anterior, acumulando uma redução de 79% nos últimos dois anos.
O resultado é ainda mais expressivo diante do cenário da Mata Atlântica, único bioma brasileiro que não apresentou queda geral no desmatamento em 2024. Enquanto o desmatamento nesse bioma manteve-se estável, Santa Catarina conseguiu avançar com políticas ambientais que fizeram o estado se distanciar positivamente da média.
A queda registrada em Santa Catarina também foi superior à média nacional, que foi de 32,4%. O Brasil alcançou o segundo ano seguido de redução da área desmatada, consolidando uma tendência de melhora, mas com SC se destacando entre os estados com melhor desempenho proporcional.
Segundo o governador Jorginho Mello, o bom resultado é fruto de políticas públicas eficazes e do trabalho consistente dos órgãos ambientais estaduais. “Seguiremos firmes nesse compromisso, conciliando crescimento econômico com preservação ambiental”, afirmou.
A presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles, atribui o resultado ao esforço conjunto das equipes e ao uso de tecnologias aplicadas ao monitoramento e fiscalização. “Temos buscado alternativas para o aperfeiçoamento constante das atividades do órgão, com foco em educação ambiental e fiscalização qualificada”, destacou.
Além do RAD, o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica — divulgado nesta semana pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o INPE — também apontou redução do desmatamento no estado. A diferença entre os números dos dois levantamentos se deve aos métodos e ao período analisado. Enquanto o Atlas considera dados entre julho de 2023 e junho de 2024, o RAD avalia o ano civil completo de 2024.
O projeto MapBiomas reúne ONGs, universidades e startups e utiliza imagens de alta resolução para refinar alertas de desmatamento, consolidando anualmente os dados validados no Relatório Anual do Desmatamento.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.