Página Inicial
SaúdeSC registra mais de 300 acidentes com escorpiões em 2023
Relatório aponta presença de espécies perigosas no estado

Santa Catarina contabilizou mais de 300 acidentes com escorpiões em 2023, conforme relatório do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox/SC). A infestação, especialmente no Norte do estado, acendeu o alerta para os riscos de envenenamento, com registros concentrados em regiões como a Serra catarinense e o Meio Oeste. Das 5.823 ocorrências com animais peçonhentos no estado, 8% foram com escorpiões do gênero Tityus spp., incluindo as espécies escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e escorpião-marrom (Tityus bahiensis), consideradas entre as mais perigosas.
O levantamento também revelou um aumento nos casos durante os meses mais quentes, entre outubro e fevereiro. Em 2022, os registros de acidentes com Tityus spp cresceram 25,5% em comparação com o ano anterior, totalizando 343 atendimentos humanos. A maioria dos casos foi considerada leve, sem registros graves ou fatais, e as vítimas estavam majoritariamente na faixa etária de 20 a 49 anos.
O Brasil também enfrenta crescimento nos acidentes com escorpiões, que superaram 200 mil notificações em 2023. No país, o Sudeste lidera os casos, seguido pelo Nordeste. As picadas, mais comuns em pés e mãos, ocorrem principalmente em áreas urbanas, onde os escorpiões se proliferam com maior intensidade em períodos de calor e umidade.




Fonte: NSC
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
10 mitos e verdades sobre a pressão alta
5 erros para não cometer ao começar a praticar corrida
4 dicas para incluir a proteína de soja na alimentação
Veja os sintomas da doença celíaca e os cuidados necessários
Cidade do Sul de SC confirma primeira morte por dengue
Boletim aponta 19 casos autóctones e 73 notificações no município; agentes reforçam ações de combate ao mosquito