O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apresentou nesta sexta-feira (12), o relatório atualizado de balneabilidade, consolidando os dados coletados na semana de 8 a 12 de janeiro de 2024. A análise abrangeu 238 pontos ao longo do litoral catarinense, revelando que 142 deles, correspondendo a 59,66%, estão adequados para banho. Em Florianópolis, dos 87 pontos monitorados, 54 estão em condições apropriadas para atividades de banho, representando 62,07% do total.
Como medida preventiva, o IMA intensificou a frequência das coletas em 82 pontos ao longo do litoral catarinense nesta semana, mantendo essa prática regular até 31 de março.
Quanto à metodologia e legislação aplicadas, o IMA assegura que possui os materiais e mecanismos adequados para conduzir o Programa de Monitoramento da Balneabilidade, o segundo maior do Brasil, com monitoramento em 238 pontos desde 1976. Os materiais utilizados seguem as diretrizes do método 9223b do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, distribuídos pela empresa única (IDEXX), com representação no Brasil pela IDEXX BRASIL LABORATÓRIOS LTDA.
O IMA adota os padrões do Guia de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para o mecanismo de coleta. As amostras são analisadas pelo método fluorogênico, utilizando o Colilert-18, conforme estipulado no Método 9223 B do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, para a quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.
Em conformidade com a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, um ponto é considerado PRÓPRIO quando 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, apresentam no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Já é classificado como IMPRÓPRIO quando mais de 20% das amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, excedem 800 Escherichia coli por 100 mililitros, ou quando o resultado da última coleta é superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
O IMA destaca a atenção necessária dos banhistas, desaconselhando o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após chuvas intensas ou nas proximidades de saídas de canais ou galerias de águas pluviais, devido à possibilidade de arrastar materiais contaminados, comprometendo a qualidade das águas.
Imagem Ilustrativa
A divulgação dos resultados segue um cronograma prévio, permitindo que os cidadãos acompanhem as datas de coleta em pontos específicos. Conforme as análises são concluídas, os resultados são automaticamente atualizados e podem ser verificados no mapa do site (https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/) e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento semanal da balneabilidade, divulgando um balanço semanal às sextas-feiras. Nos meses de abril a outubro, a pesquisa e divulgação ocorrem mensalmente.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade