A fim de promover o intercâmbio de artistas e a formação de leitores, o Sesc promove pelo segundo ano consecutivo o “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”, um projeto literário de âmbito nacional, realizado em formato de circuitos, com representantes da diversidade literária brasileira. O projeto é composto por três eixos: Os Circuitos de Autores e de Oralidades, que promovem o encontro de escritores de diferentes locais do país, com suas diversas dicções, por meio de debates e apresentações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, que promove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias. Durante o ano de 2018, mais de 70 autores percorrerão todos os estados do país.
Santa Catarina recebe em junho o Circuito de Criação Literária, entre os dias 04 e 08/06. O Sesc levará os autores Allan Sales (CE), Sidney Rocha (PE) e Milena Azevedo (RN) para ministrarem gratuitamente oficinas de aprimoramento da escrita com diferentes temáticas no Sesc em Itajaí, Blumenau e Rio do Sul. As inscrições gratuitas estão abertas na área de Relacionamento com Clientes de cada Unidade.
Allan Sales, músico, compositor e poeta cordelista abordará a literatura e cordel, assim como referências e comparação desta com as outras formas de expressão da poesia popular nordestina. Sua oficina acontece no Sesc em Itajaí, de 04 a 08/06, das 14h às 17h e de 05 a 08 de junho, das 19h às 21h. Natural do Crato (CE) e radicado no Recife desde 1969, o artista dedica-se ao cordel desde 1997 sendo autor de mais de 700 textos sobre os mais variados assuntos, sendo os temas políticos e os de humor os seus preferidos. Participou de festivais de música, e compôs 17 trilhas musicais para teatro,sendo premiado 7 vezes por essa atuação. Toca em bares da noite e em eventos e desenvolve um trabalho de arte educação em literatura de cordel assim como de violão popular. Mais informações: https://www.sesc-sc.com.br/ site/agenda/arte-da-palavra- oficina-introducao-literatura- de-cordel.
O escritor pernambucano Sidney Rocha comanda a oficina no Sesc em Blumenau, de 04 a 08/06, das 19h às 22h, e mediará experiências acerca “Estruturas Narrativas” e “Laboratório do Personagem”. Ele é um profissional com quarenta anos de trajetória, com vários livros publicados de contos, romances, ensaios, e é um autor muitas vezes premiado por seu trabalho como editor e escritor, internacional e nacionalmente, como por exemplo com o Prêmio Jabuti de Literatura, o maior prêmio literário do país. Mais informações: https://www.sesc-sc.com.br/ site/agenda/arte-da-palavra- oficina-estruturas-narrativas- criacao-personagens.
Milena Azevedo, do Rio Grande do Norte, aporta no Sesc em Rio do Sul para conduzir a atividade, de 04 a 08 de junho, das 19h às 22h. Sua oficina aborda técnicas de escrita de roteiro para histórias em quadrinhos, desde técnicas para a criação de personagens redondos e pluridimensionais, até como desenvolver tramas e subtramas consistentes para histórias em quadrinhos de curta, média e longa duração. Milena pe Mestre em História (Unisinos/RS), já foi professora e empresária, e atua há doze anos como roteirista e letrista de histórias em quadrinhos. É colunista do Substantivo Plural, resenhista do Universo HQ e faz parte da equipe do selo Pagu Comics, da Editora Cândido, produzindo material exclusivo para o Social Comics. Organiza e presta curadoria para eventos de cultura pop na cidade do Natal, como FLiQ e HQ Zone. Mais informações: https://www.sesc-sc.com.br/ site/agenda/arte-da-palavra- oficina-roteiro-para- historias-em-quadrinhos.
De 11 a 13/06, o autor baiano Nelson Maca percorre três cidades catarinenses no Circuito Oralidades, com a performance “Na rota da rima”. Ele se apresenta gratuitamente no Cine Teatro Mussi, em Laguna, no dia 11/06, às 20h; na Biblioteca do Sesc em Balneário Camboriú, no dia 12/06, às 19h30; e no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis, no dia 13/06, às 20h. Maca é poeta, militante e professor de literatura da Universidade Católica de Salvador e apresenta uma performance poética, centrada nas expressões da Negritude. Ele escreve e interpreta poemas que exploram frases, ritmos e imagens da diáspora negra e aproxima elementos expressivos da récita, do canto e do canto falado, transitando no limite dessas linguagens. Mais informações: https://www.sesc-sc.com.br/ site/agenda/arte-da-palavra- performance-na-rota-da-rima.
Sobre o projeto:
O projeto ARTE DA PALAVRA – REDE SESC DE LEITURAS busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Desse modo, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país..
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.