keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

SC lidera geração de empregos e tem menor índice de pobreza

Estado participa de fóruns nacionais para ampliar políticas de inclusão produtiva e combate à vulnerabilidade social

WhatsApp Image 2025 03 31 at 17.45.54 Visor Notícias
Foto: Jonata Rocha/Secom

Santa Catarina se destaca no cenário nacional com os menores índices de pobreza e desemprego do Brasil. Para ampliar os avanços, o Governo do Estado participou neste mês de março de dois encontros estratégicos: a publicação das Diretrizes para Superação da Pobreza, em São Paulo, e a assembleia do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), em Goiânia.

Com grau de pobreza de 4,2% e extrema pobreza de 1,8%, Santa Catarina tem índices bem abaixo da média nacional, que é de 16% e 5,5%, respectivamente, segundo o IBGE. Nos últimos 20 anos, o estado reduziu a pobreza em 14 pontos percentuais.

A geração de empregos é apontada como fator determinante nesse processo. De acordo com o Caged, foram criadas 106 mil vagas com carteira assinada em 2024. A taxa de desemprego caiu para 2,7%, a menor dos últimos dez anos.

Apesar dos bons resultados, desafios persistem. Entre os 10% mais pobres do estado, a taxa de desocupação chega a 20%, e 52% vivem na informalidade.

“Santa Catarina já tem um modelo eficaz de desenvolvimento econômico e empregabilidade, mas seguimos em busca de melhorias. Participar desses encontros nacionais nos permite identificar estratégias bem-sucedidas e ampliar a inclusão produtiva”, destaca o secretário adjunto da Sicos, Jonianderson Menezes.

O gerente de políticas de emprego e ocupação da secretaria, Alexandre Souza, reforça que a articulação entre governos e setores produtivos é essencial. “Esses fóruns nos ajudam a construir políticas mais eficazes, garantindo que Santa Catarina continue como referência no combate à pobreza.”

Durante a assembleia do Fonset, também foram debatidos temas como a articulação internacional do Ministério do Trabalho, a COP 30 e a celebração dos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que em Santa Catarina oferece atualmente mais de 9,8 mil vagas em todas as regiões do estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Empresa catarinense do setor de suínos antecipa R$ 6 milhões em PPR a colaboradores

Companhia reconhece desempenho da equipe e antecipa pagamento do PPR de 2024, beneficiando mais de 3,6 mil colaboradores

Economia

Selic pode chegar a 15,5% antes de corte no fim de 2025

XP projeta alta da taxa Selic até 15,5% no primeiro semestre; cenário favorece investimentos em renda fixa e exige atenção dos investidores

Economia

Grupo do Fort Atacadista se coloca como a maior supermercadista de SC

Com faturamento de R$ 15,3 bilhões e crescimento de 17% em 2024, o Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, mantém 7º lugar no ranking nacional da ABRAS e lidera em Santa Catarina.

Economia

Grupo Koch é a 10ª maior rede de supermercados do Brasil

Rede catarinense lidera o setor em SC segundo ranking da Abras divulgado nesta semana

Economia

Caixa libera abono salarial para nascidos em março e abril

Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores podem sacar o benefício a partir desta terça (15)

Mais notícias

Segurança

Identificado motociclista morto em acidente na BR-101 em Itapema

João Gabriel Iachinski de Oliveira, de 25 anos, era corretor de imóveis e morreu após colidir com caminhão betoneira na manhã desta quarta (16) em Itapema

Segurança

Cidade de SC interna mais de 110 pessoas em situação de rua

Iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento das políticas públicas de acolhimento