keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

SC lança projeto para reforçar prevenção de desastres com novos kits de equipamento

GEDCLIMA visa equipar defesas civis municipais para combater efeitos das mudanças climáticas

deslizamento Visor Notícias
Prefeitura de Florianópolis/ Divulgação

O Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (GEDCLIMA), ligado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), avança em suas estratégias para prevenir e atenuar os desastres naturais no estado.

Em uma reunião feita nesta segunda-feira (3), foram definidas duas ações: a distribuição de kits de equipagem para as defesas civis municipais e a formulação de uma recomendação para que os municípios intensifiquem o combate aos impactos das mudanças climáticas.

A nova iniciativa, intitulada “Equipagem das defesas civis municipais”, pretende distribuir 50 kits completos para municípios considerados vulneráveis a desastres como inundações e deslizamentos. Este movimento segue um levantamento do Tribunal de Contas do Estado que apontou diversas fragilidades nas estruturas de defesa civil locais.

Os kits incluirão itens essenciais como veículos, computadores, radiocomunicadores e equipamentos de proteção individual, adaptáveis às necessidades específicas de cada município até o teto de R$ 200 mil. O financiamento para esta medida está em processo de avaliação pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) e espera-se uma rápida aprovação.

Paulo Antonio Locatelli, presidente do GEDCLIMA e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, destacou que a distribuição desses kits deverá capacitar as defesas civis para um atendimento mais eficaz e humanizado. “Com os recursos adequados, podemos assegurar uma resposta mais rápida e eficiente em situações de emergência, salvaguardando assim a vida e o patrimônio dos catarinenses”, concluiu Locatelli.

Recomendação aos municípios 

Além da distribuição de kits de emergência, o GEDCLIMA delineou uma recomendação destinada a fortalecer as políticas públicas voltadas à defesa civil nos municípios de Santa Catarina.

Essa recomendação enfatiza a necessidade de aprimorar a prevenção, mitigação, preparação, redução, resposta e recuperação diante dos riscos de desastres socioambientais decorrentes das mudanças climáticas.

A recomendação enfatiza a importância de seguir as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), bem como a observância de outras leis vigentes como o Estatuto da Cidade e o Código Florestal. Além disso, destaca a exigência de que os municípios estejam registrados no Cadastro Nacional de Municípios com Áreas Suscetíveis à Ocorrência de Deslizamentos de Grande Impacto, Inundações Bruscas ou Processos Geológicos ou Hidrológicos Correlatos, conforme estipula o Decreto Federal nº 10.692/2021.

Importante também é a necessidade de que os municípios incorporem em seus planos diretores e regulamentos de uso do solo os estudos e mapeamentos de áreas de risco realizados pelo Estado de Santa Catarina, como determina a Lei Estadual nº 16.601/2015. Uma vez aprovada, essa recomendação será encaminhada às Promotorias de Justiça em todo o estado para ajustes conforme a realidade de cada comarca e, posteriormente, entregue aos prefeitos para implementação.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MPSC

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Cobrança da TPA em Bombinhas termina nesta terça-feira

Postos de atendimento em Bombas e Zimbros seguem abertos até 30 de abril para regularização e esclarecimento de dúvidas

Meio Ambiente

Santa Catarina discute preservação ambiental com a criação do Banco de Obras Costeiras

Plataforma vai reunir informações técnicas para apoiar ações de preservação do litoral catarinense

Meio Ambiente

Itapema recebe última etapa do Jogue Limpo com o Meio Ambiente

Ação promove educação ambiental e encerra ciclo de verão no litoral

Meio Ambiente

Maior evento de observação de aves do mundo terá expedição marítima especial em Balneário Camboriú

A ação que partirá do Atracadouro Barra Sul acontece em 10 de maio, com vagas limitadas

Meio Ambiente

Quase duas toneladas de lixo são retiradas dos mares em ação ambiental em Porto Belo

O Projeto Limpeza dos Mares passou pela Praia do Centro, Costão das Vieiras e Caixa D’Aço

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Bairro de Itajaí vira aposta do mercado imobiliário

Com metro quadrado médio de R$ 14,8 mil, bairro supera a média do município e se consolida como um dos mais caros do país, segundo a Brain e o FipeZap

Segurança

Motorista faz manobra para evitar acidente após caminhão perder os freios na BR-376; confira o vídeo

Falha mecânica foi notada pelo condutor no momento em que descia o trecho sinuoso da serra