keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

SC investe R$ 35 milhões em câmeras com reconhecimento facial

Novo sistema será instalado em 60 cidades e ajudará a identificar foragidos, desaparecidos e reforçar a segurança em escolas e vias públicas

design horizontal 2025 05 01T140921.792 Visor Notícias
Foto: Ricardo Trida/Arquivo/SECOM

Santa Catarina vai investir R$ 35 milhões na implementação de um sistema de monitoramento facial com inteligência artificial. A iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, determinada pelo governador Jorginho Mello, prevê a instalação de mil câmeras em 60 municípios com mais de 25 mil habitantes.

A decisão veio após um teste bem-sucedido no Carnaval de Florianópolis, quando o sistema permitiu a identificação e prisão de cinco pessoas com mandados de prisão em aberto. O objetivo, segundo o governador, é ampliar o uso da tecnologia para aumentar a segurança pública em todo o estado, inclusive em ambientes escolares.

“As câmeras de reconhecimento facial já são realidade e, com a ajuda da inteligência artificial, vamos tornar Santa Catarina ainda mais segura. Bandido andando livremente por aqui não vai ter vida fácil”, afirmou Mello.

Como funciona o sistema das câmeras com reconhecimento facial?

O sistema irá cruzar imagens captadas com um banco de dados da Segurança Pública, permitindo identificar foragidos, pessoas desaparecidas e até mapear situações de vulnerabilidade, como moradores em situação de rua. Uma central de emergência será acionada sempre que uma correspondência for detectada, permitindo abordagem rápida pelas forças policiais.

camera de seguranca 20150319 1311554043 Visor Notícias
Foto: Divulgação/SECOM

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, a tecnologia representa um avanço estratégico. “Além de melhorar o combate à criminalidade, vai permitir respostas mais ágeis e direcionadas. Estamos entrando em uma nova era da segurança pública catarinense.”

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

WhatsApp lança recurso para proteger conversas e impedir exportações

Nova função de privacidade impede exportação de conversas e salvamento automático de mídias, mas ainda permite capturas de tela pelos participantes

Tecnologia

Empresa catarinense de segurança usa IA para proteger condomínios e indústrias

Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real

Tecnologia

Alunos brasileiros conquistam prêmio em mundial de robótica nos Estados Unidos

Equipe do Colégio Visconde de Porto Seguro foi destaque no FIRST LEGO League World Festival em Houston

Tecnologia

Florianópolis tem maior PIB de tecnologia entre capitais

Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento

Tecnologia

WhatsApp apresenta instabilidade e falha ao enviar mensagens neste sábado

Usuários relatam erros no envio de mensagens e mídias desde as 7h

Mais notícias

Segurança

Ministério Público de SC denuncia motorista que atropelou casal na BR-101 em Penha

Homem dirigia bêbado e atingiu as vítimas enquanto trocavam o pneu do carro

Segurança

Trio é preso por envolvimento em assassinato de empresária no Sul de SC

Vítima foi morta com tiro na cabeça dentro do carro no dia 22 de abril