Santa Catarina vai investir R$ 35 milhões na implementação de um sistema de monitoramento facial com inteligência artificial. A iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, determinada pelo governador Jorginho Mello, prevê a instalação de mil câmeras em 60 municípios com mais de 25 mil habitantes.
A decisão veio após um teste bem-sucedido no Carnaval de Florianópolis, quando o sistema permitiu a identificação e prisão de cinco pessoas com mandados de prisão em aberto. O objetivo, segundo o governador, é ampliar o uso da tecnologia para aumentar a segurança pública em todo o estado, inclusive em ambientes escolares.
“As câmeras de reconhecimento facial já são realidade e, com a ajuda da inteligência artificial, vamos tornar Santa Catarina ainda mais segura. Bandido andando livremente por aqui não vai ter vida fácil”, afirmou Mello.
Como funciona o sistema das câmeras com reconhecimento facial?
O sistema irá cruzar imagens captadas com um banco de dados da Segurança Pública, permitindo identificar foragidos, pessoas desaparecidas e até mapear situações de vulnerabilidade, como moradores em situação de rua. Uma central de emergência será acionada sempre que uma correspondência for detectada, permitindo abordagem rápida pelas forças policiais.
Foto: Divulgação/SECOM
De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Flávio Graff, a tecnologia representa um avanço estratégico. “Além de melhorar o combate à criminalidade, vai permitir respostas mais ágeis e direcionadas. Estamos entrando em uma nova era da segurança pública catarinense.”
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Empresa usa tecnologia que identifica sons e movimentos incomuns em grandes áreas, como fazendas, indústrias e home clubes, e aciona alerta em tempo real
Setor impulsiona economia e atrai talentos em Florianópolis, capital catarinense que aposta em inovação sustentável e capacitação profissional para manter crescimento
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade