Santa Catarina está entre os quatro estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a gripe, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Até o momento, 17,13% da população prioritária foi imunizada, índice acima da média nacional de 14,18%. No total, foram aplicadas 520.409 doses em todo o território catarinense.
A campanha de vacinação contra a influenza começou em 7 de abril e segue nos 295 municípios do estado. A SES reforça a importância de imunizar principalmente crianças e idosos, para evitar agravamentos e internações por doenças respiratórias.
Entre os públicos que mais aderiram à vacinação estão os idosos: 132 mil pessoas entre 60 e 69 anos, 105 mil entre 70 e 79 anos e 44 mil com mais de 80 anos. Já entre as crianças de 2 a 6 anos, cerca de 35 mil foram imunizadas.
A meta é vacinar mais de 2 milhões de catarinenses e atingir ao menos 90% da população dos grupos prioritários. A vacina trivalente oferecida pela rede pública protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.
A SES alerta que a vacina é segura, não causa gripe e pode ser administrada junto a outros imunizantes do calendário nacional. A proteção é alcançada entre duas e três semanas após a aplicação.
A vacinação em massa também contribui para reduzir a circulação do vírus, protegendo quem não pode ser imunizado, reforçando a responsabilidade social da campanha.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.