Santa Catarina está desenvolvendo uma inovadora plataforma de monitoramento hídrico, inspirada em um sistema utilizado no Texas, EUA. O objetivo é criar uma ferramenta que reúna dados e indicadores sobre a escassez, qualidade e poluição da água em cada município e bacia hidrográfica do estado. A plataforma, que será acessível ao público, permitirá acompanhar a vulnerabilidade hídrica e ajudará na gestão estratégica de recursos hídricos.
O projeto, liderado pela Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae) em parceria com a Epagri, conta com um investimento de R$ 1 milhão. Segundo o secretário Guilherme Dallacosta, a ferramenta será crucial para o planejamento do abastecimento de água nos próximos 50 anos, especialmente em regiões como o Oeste e Extremo Oeste, onde a seca é uma preocupação constante.
Com base em dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil, a seca representa um terço dos prejuízos com desastres climáticos em Santa Catarina, totalizando mais de R$ 10,6 bilhões entre 2000 e 2023. A plataforma ajudará a organizar e otimizar a distribuição hídrica, prevenindo futuros impactos econômicos e sociais.
Ainda sem data de lançamento, o projeto será desenvolvido ao longo de dois anos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.