keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

SC atinge 81% de empregados formais, destacando-se historicamente

O Estado mantém o posto de maior taxa de formalidade dentre as unidades federativas do Brasil

Carteira trabalho Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

Durante o período de julho a setembro, o setor privado em Santa Catarina viu um crescimento significativo, contratando 39 mil novos colaboradores, enquanto o setor público diminuiu, resultando na redução de 11 mil funcionários. Os dados foram divulgados no Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho pela Secretaria de Estado do Planejamento, compilando informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Embora o aumento notável de empregos no setor privado seja evidente neste trimestre, o superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, aponta que esse crescimento não é exclusivo desse domínio. Ele destaca que o mercado de trabalho do estado tem ganhado robustez ao longo do tempo:

“Desde que a gente começou a divulgar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-Contínua) em 2012, Santa Catarina sempre tem os menores índices de desemprego. Em diversos fatores, como uma boa média de renda dos trabalhadores, a questão do desalento, e, finalmente, a informalidade. Santa Catarina tem também o menor índice de informalidade do país. Então, isso faz com que o setor privado seja bastante fortalecido”, destaca.

O superintendente ressalta que, embora a pesquisa do IBGE por si só não permita conclusões definitivas sobre as razões por trás da redução de empregos no setor público, certos padrões merecem atenção:

“A gente percebe que a maioria dos trabalhadores do setor público em que houve queda foi no setor militar e estatutário. É possível que isso tenha ocorrido por um eventual aumento das aposentadorias nesses setores, por conta de uma eventual mudança iminente na legislação previdenciária” ressalta.

Santa Catarina se destaca historicamente no cenário do emprego, apresentando um desempenho notável, com 81% de sua força de trabalho ocupada em empregos formais. O Estado mantém o posto de maior taxa de formalidade dentre as unidades federativas do Brasil, bem acima da média nacional, de 64,5%.

De acordo com o superintendente, essa disparidade entre Santa Catarina e outros estados pode ser atribuída ao fato de que, nos demais locais, a cidade de maior porte é também a capital, o que ocasiona uma concentração expressiva de pessoas e atividades econômicas nessa área específica.

“Em Santa Catarina, a maior cidade, o maior aglomerado, não é a capital, é no Norte do Estado. Então nós temos uma economia distribuída e diversificada no território catarinense. Tem o polo metalomecânico no Norte, o polo têxtil ainda muito forte no Vale do Itajaí, a parte de tecnologia na Capital, no Vale do Itajaí e no Norte, no Sul a indústria de energia, no Oeste produção de proteína animal, e ainda tem o setor moveleiro no Planalto Norte”, conclui Gomes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC TOTAL

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empregos

Brasil tem 8,6 milhões de pessoas desempregadas neste 1º trimestre

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 7,9% no primeiro trimestre de 2024, conforme divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (30)

Empregos

Na semana do Dia do Trabalho, Grupo Pereira promove campanha de contratação exclusiva de pessoas 50+

2.000 vagas de diversos cargos estão disponíveis em seis estados e no Distrito Federal; as inscrições podem ser feitas de 29 de abril a 5 de maio

Empregos

Correios anunciam próximo concurso público

O último concurso realizado pelos Correios em 2011 atraiu mais de 1,1 milhão de candidatos

Empregos

Concurso da CAIXA teve cerca de 1,2 milhão de candidatos inscritos

Há 4 mil vagas disponíveis e as provas serão aplicadas em 26 de maio

Mais notícias

Tempo

Frente fria preocupa resgate pois eleva o risco de hipotermia nas vítimas no RS

A previsão é de frio a partir de quarta-feira (8); muitas pessoas ainda estão ilhadas aguardando por resgate

Segurança

Defesa Civil divulga quem são os 66 mortos no RS

Ainda há 101 pessoas desaparecidas e 155 estão feridas