Medida busca prevenir doenças graves como o retinoblastom; teste deve ser realizado nas primeiras 72 horas de vida do bebê
Santa Catarina deu um passo importante na saúde infantil com a sanção de uma lei que torna obrigatório o teste do olhinho em recém-nascidos. A medida, sancionada pelo governador Jorginho Mello em dezembro de 2024, foi liderada pela Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO) e atende a uma demanda antiga de médicos e famílias.
O teste, essencial para detectar precocemente doenças oculares como o retinoblastoma, deve ser realizado nas primeiras 72 horas de vida do bebê e complementado por novas avaliações nos primeiros três anos de vida. A legislação prevê ainda que o estado estabeleça parcerias com hospitais e clínicas privadas para garantir o acesso universal ao exame.
A criação da lei ganhou força com a campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, encabeçada pelo jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, após a filha do casal ser diagnosticada com retinoblastoma aos 11 meses. Em Santa Catarina, a SCO liderou iniciativas locais, conscientizando a população e os profissionais de saúde.
“Essa lei representa um avanço significativo na proteção das crianças catarinenses, aumentando as chances de cura e reduzindo sequelas graves,” afirmou o presidente da SCO, Dr. Ayrton Ramos.
Importância do diagnóstico precoce
O retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular, afeta cerca de 400 crianças por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Sem o diagnóstico precoce, a doença pode levar à perda de visão e até ser fatal em casos avançados.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.