A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) autorizou a ampliação da faixa etária da vacinação contra a dengue no estado. A decisão foi pactuada nesta quinta-feira (6), na primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Agora, os municípios que já imunizam adolescentes de 10 a 14 anos podem vacinar também jovens de 15 e 16 anos.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi, a ampliação tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e conter o avanço da dengue. “A vacinação ainda está baixa, e queremos imunizar o máximo de pessoas possíveis ainda neste verão. Nosso objetivo é salvar vidas”, destacou.
Cada cidade deverá organizar a vacinação com base na quantidade de doses disponíveis e garantir a segunda aplicação, essencial para a eficácia do imunizante. Atualmente, 76 municípios das regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste possuem doses da vacina contra a dengue.
A SES solicitou ao Ministério da Saúde a ampliação do programa para Foz do Rio Itajaí, Extremo Oeste e Xanxerê. Hoje, os índices de vacinação contra a dengue no estado estão em 43,95% para a primeira dose e 20,65% para a segunda.
O superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi, reforçou que os municípios já podem vacinar o novo grupo, mas devem garantir a reserva para a segunda dose, que deve ser aplicada com um intervalo de 90 dias.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.