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Infraestrutura

SC-401: ampliação da rodovia tem primeiros trabalhos noturnos em Florianópolis

Os trabalhos começaram às 22h desta segunda-feira (17), no trecho entre os quilômetros 12 e 19, entre o bairro João Paulo e o acesso ao bairro Cacupé

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Foto: Jonatã Rocha / SECOM

As obras de triplicação da SC-401, a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina, começaram na noite desta segunda-feira (17). O projeto, que recebe um investimento de R$ 73 milhões do Governo do Estado, foi acompanhado pelo governador Jorginho Mello e pelo prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. A intervenção busca melhorar a mobilidade urbana na Grande Florianópolis e tem prazo de conclusão estimado em 18 meses.

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Foto: Jonatã Rocha / SECOM

“A obra é bem arrojada, bem moderna e vai dar a atenção que o Norte da Ilha merece. Vamos fazer os trabalhos de noite, pra causar o menor transtorno possível pra quem passa por lá”, afirmou o governador.

Os trabalhos iniciaram às 22h no trecho entre os quilômetros 12 e 19, compreendendo o percurso entre o bairro João Paulo e o acesso ao bairro Cacupé, no sentido Centro-Bairro. As obras ocorrem exclusivamente no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 22h às 6h, para minimizar impactos no trânsito da rodovia, que recebe cerca de 80 mil veículos por dia. Durante as intervenções, haverá interdições pontuais de faixas e, em alguns momentos, também da via marginal.

A segurança dos motoristas e trabalhadores será reforçada com sinalização adequada e apoio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). A previsão é que as próximas etapas avancem em direção ao Trevo de Cacupé até o cemitério localizado às margens da rodovia.

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Foto: Jonatã Rocha / SECOM

Detalhes do projeto de triplicação da SC-401

O projeto de ampliação da SC-401 prevê a triplicação de um trecho de 6,56 quilômetros, a partir do km 12+800. A rodovia passará a contar com três faixas de rolamento em cada sentido, cada uma com 3,30 metros de largura, melhorando a fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico.

Além da ampliação da pista, o projeto inclui a implantação de vias marginais com pista dupla nos dois lados da rodovia, com extensões de 1,9 km e 2,6 km, respectivamente. Também serão construídos 6,2 quilômetros de ciclovia, com 2,5 metros de largura, e calçadas de 1,50 metro, garantindo mais segurança para pedestres e ciclistas.

A obra contempla ainda a construção de três novas passarelas para pedestres e a revitalização do sistema viário em cinco interseções, com a implantação de viadutos e rótulas de acesso, visando otimizar o tráfego e reduzir congestionamentos.

Detalhes do projeto

 Vias marginais
Serão quase 4 kms de vias marginais, somando-se as obras nos dois sentidos da rodovia. Elas serão entre o viaduto Monte Verde até o viaduto de acesso ao Bairro de Santo Antônio de Lisboa.
• Passagem elevada
O projeto prevê, no km 13, um retorno com passagem elevada para o fluxo Centro-Bairro sobre a SC-401. A estrutura propiciará o acesso ao Caminho dos Açores, uma demanda antiga da comunidade.
• Rotatória
No acesso ao Bairro Cacupé, no km 14, será implantada uma rotatória para instruir a saída do Bairro, propiciando o movimento mais seguro.
A partir deste entroncamento haverá ruas marginais que receberão o fluxo local de moradores e do comércio existente.
• Viaduto
No km 14 será implantado um viaduto no Bairro de Saco Grande para acessar a Rodovia Virgílio Várzea.
• Curva após o shopping
Aumento de raio da curva no km 18. Mudança trará mais segurança aos motoristas e maior fluidez de tráfego no local.

*Supervisionado por Everton Palaoro

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Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

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