O governo de Santa Catarina anunciou um novo plano de expansão para o sistema prisional, com a previsão de criação de 9.593 novas vagas até o final de 2028, nesta terça-feira (15). A iniciativa prevê um investimento de R$ 1,4 bilhão, considerado o maior já realizado por um estado brasileiro na área.
As novas vagas serão distribuídas entre Xanxerê, Chapecó, Joinville, Blumenau, Araranguá, Lages, Biguaçu e São Cristóvão do Sul, com obras de construção e ampliação de presídios. A expectativa é que ainda em 2024 sejam criadas 624 vagas, seguidas por outras 5.600 em 2026, 1.190 em 2027 e 2.179 em 2028.
Segundo o governo, a prioridade será a construção de unidades com controle aéreo, o que significa estruturas modernas e mais seguras, que evitam o contato direto entre presos e policiais penais.
Além da ampliação, o plano inclui a transferência de unidades prisionais, como o Complexo da Agronômica, em Florianópolis, e o Presídio Regional de Xanxerê, além da desativação do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, que atualmente conta com 75 vagas.
No caso dos presos considerados inimputáveis, está em andamento uma parceria com a Secretaria de Saúde para realocação em uma nova estrutura no município de Santa Tereza, cujo processo já está avançado.
O governo também informou que o número de novas vagas contempla a redistribuição de detentos do complexo de Florianópolis e o déficit atual de mais de 7 mil presos nas unidades do estado.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.