Para os próximos meses, estão previstos mais 40 leitos de UTI em hospitais de Itajaí, Itapema, Rio Negrinho e Chapecó
Santa Catarina alcançou a marca de 1.411 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ativos para atendimento pelo SUS, após a abertura de 254 novas unidades nos últimos dois anos. Em 2024, foram criados 104 leitos, somando-se aos 150 ativados em 2023. Os leitos atendem pacientes neonatais (61), pediátricos (73) e adultos (100), distribuídos por todas as macrorregiões do estado. O esforço coloca Santa Catarina como a unidade da federação que mais ampliou leitos de UTI no Brasil.
A iniciativa busca reduzir os vazios assistenciais e ampliar a capacidade de atendimento em áreas críticas, facilitando também a realização de cirurgias eletivas.
Para os próximos meses, estão previstos mais 40 leitos de UTI em hospitais de Itajaí, Itapema, Rio Negrinho e Chapecó. O governo estadual investiu na aquisição de equipamentos e está custeando integralmente o funcionamento dos leitos até que sejam habilitados pelo Ministério da Saúde. A ampliação contempla todas as macrorregiões, reforçando o sistema de regulação hospitalar que distribui os pacientes conforme a disponibilidade de vagas em todo o estado.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.