keyboard_backspace

Página Inicial

Eleições 2024

Santa Catarina tem primeira candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral

Candidatura foi impugnada por questões relacionadas à filiação

urna
Foto: Ilustrativa

Em Blumenau, a Justiça Eleitoral impugnou a primeira candidatura deste ciclo eleitoral, afetando Maria Elena Kramer, conhecida como “Maria Elena da Saúde”, que concorria a uma vaga na Câmara Municipal pela Federação PSDB/Cidadania. O juiz Clayton Cesar Wandscheer validou a impugnação após uma denúncia do Ministério Público Eleitoral que apontou a ausência de registro de filiação partidária adequado no sistema Filia, uma plataforma mantida pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com os registros do tribunal, Maria Elena não constava como filiada ao PSDB seis meses antes das eleições, condição necessária para validar sua candidatura. Apesar da defesa da candidata argumentar que ela estava associada ao partido desde 2018, com provas como ficha de filiação e registros de convenções partidárias, o juiz destacou a importância dos registros oficiais do Filia, cuja formalidade não foi cumprida.

O presidente da Federação PSDB/Cidadania, Éder Boron, comentou sobre o problema recorrente de registro devido à incongruência nos nomes de solteiro e casado de Maria Elena. Apesar de uma decisão judicial de 2020 ter reconhecido sua filiação para aquela eleição, a mesma incongruência foi novamente apontada este ano. Uma reunião com os advogados estava prevista para decidir se a federação irá recorrer da decisão de impugnação ou se optará por substituir a candidata.

WhatsApp Image 2024 08 20 at 21.32.24 Visor Notícias

Fonte: ND+

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Eleições 2024

Eleições 2024: Brasil terá duas mulheres prefeitas de capitais

Campo Grande (MS) e Aracaju (SE) elegeram mulheres no segundo turno das eleições municipais, realizado neste domingo (27)

Eleições 2024

Segundo turno das eleições acontece neste domingo

Quase 34 milhões de eleitores poderão escolher prefeitos

Eleições 2024

Saiba como justificar ausência às Eleições 2024 após o pleito

Quem não votou deve enviar documentação à Justiça Eleitoral

Eleições 2024

Itapema registra mais de 15 mil abstenções nas eleições 2024

Porcentagem corresponde à média das cidades de SC

Eleições 2024

Eleito para 12º mandato, vereador recordista de Palhoça completará mais de 50 anos no cargo

Nirdo Artur Luz, mais conhecido como Pitanta, é parlamentar na cidade desde 1976

Mais notícias

Segurança

Homem morre em acidente entre quatro veículos na BR-280

Vítima morreu no local após ficar presa às ferragens