keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina registra queda de 83,1% nos casos de dengue em 2025

Estado segue a tendência nacional, que também apresentou um recuo de 69,25% nos casos da doença no Brasil

dengue
Foto: Reprodução

Santa Catarina registrou uma significativa queda de 83,1% nos casos prováveis de dengue nos dois primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O estado segue a tendência nacional, que também apresentou um recuo de 69,25% nos casos da doença no Brasil. O levantamento abrange as semanas epidemiológicas de 1 a 9, ou seja, de 29 de dezembro de 2024 a 1º de março de 2025.

De acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde, Santa Catarina registrou 6.513 casos prováveis de dengue nos primeiros meses de 2025, contra 38.623 no mesmo período do ano anterior. Em todo o país, foram contabilizados 493.403 casos prováveis e 217 óbitos confirmados. No mesmo período de 2024, o Brasil havia registrado 1,6 milhão de casos, com 1.356 mortes confirmadas e 85 em investigação.

A região Sudeste concentra a maior parte dos casos, com 360.989 registros em janeiro e fevereiro de 2025, comparado a 1 milhão no mesmo período de 2024. O estado de São Paulo lidera as estatísticas, com 285 mil casos, representando mais da metade dos casos nacionais e 168 das 217 mortes confirmadas.

Desde a ativação do Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras Arboviroses (COE-Dengue), o Ministério da Saúde tem intensificado as ações para conter a propagação da doença. As medidas incluem visitas técnicas a estados e municípios, distribuição de 4,5 milhões de testes de diagnóstico e a expansão do método Wolbachia para 44 cidades. Além disso, o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan estão desenvolvendo a primeira vacina 100% nacional contra a dengue, com previsão de 60 milhões de doses anuais a partir de 2026.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Jessica
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Balneário Camboriú e Camboriú discutem integração na área da saúde

Reunião entre prefeitos no Hospital Ruth Cardoso tratou de ações conjuntas para melhorar o atendimento

Saúde

Entenda os riscos do frio para a saúde cardiovascular

Cuidados com a pressão arterial e o coração devem ser redobrados no outono e no inverno

Saúde

Veja as causas e os sintomas da artrite séptica no joelho

A doença causada por bactérias é uma urgência ortopédica que requer atenção

Saúde

Veja o papel da dieta saudável no alívio de dores crônicas

Médicos explicam a importância de uma boa alimentação para melhorar a qualidade de vida

Saúde

8 benefícios da vitamina B6 para a saúde

Farmacêutica explica a importância desse macronutriente para o funcionamento adequado do organismo

Mais notícias

Economia

Projeto cria o Super MEI para quem fatura até R$ 140 mil

Nova categoria propõe transição entre MEI e microempresa com mais limite de receita, dois funcionários e tributo simplificado

Tempo

Santa Catarina terá calor e risco de temporais nesta sexta-feira

Frente fria avança e provoca tempestades com raios, ventos fortes e chance de granizo, principalmente no Oeste e divisa com o RS