Santa Catarina registrou um crescimento de 5,3% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, superando a média nacional de 3,4%. A estimativa é da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), que atribui o bom desempenho à expansão da indústria de transformação e do setor de serviços. O estado também manteve o sexto maior PIB do país e o quinto maior PIB per capita.
O crescimento acelerado da economia catarinense foi impulsionado pelo setor industrial, que teve alta de 7,7%, o maior avanço do Centro-Sul do Brasil. Segmentos como máquinas e equipamentos, vestuário e alimentos foram os principais responsáveis pelo resultado positivo. O setor de serviços também teve forte expansão, com o turismo crescendo 9% e o comércio registrando alta de 7,2%.
Além do desempenho econômico, Santa Catarina encerrou 2024 com a abertura de 123.410 novas empresas, segundo a Junta Comercial do Estado (Jucesc). O setor de comércio liderou a criação de negócios, seguido por transportes, indústria de transformação e construção. O estado alcançou um total de 1,5 milhão de empresas ativas até fevereiro de 2025.
O governador Jorginho Mello destacou que a economia catarinense está aquecida, com pleno emprego e um ambiente favorável para investimentos. Segundo ele, os incentivos fiscais e a diversificação da matriz produtiva têm sido fatores determinantes para o crescimento sustentável do estado.
Fonte: Estimativa Seplan do Índice da Atividade Econômica de Santa Catarina. Com base em: PIB 2010-2022: IBGE e SEPLAN/SC: Contas Nacionais e Contas Regionais; PIB Brasil 2023 a 2024: IBGE/ PIB Trimestral Nacional; PIB Estadual 2023 e 2024
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão
Suspeito já havia sido condenado por vender pornografia infantil, mas após cumprir parte da pena e ser liberado pela Justiça, ele voltou a cometer crimes
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade