Estado se destaca na produção de maçã, cebola e grãos, consolidando posição no setor agropecuário
Santa Catarina teve um crescimento de 17,5% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023, segundo a pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) realizada pelo IBGE. O estado também se mantém líder nacional na produção de maçã, com 593,1 mil toneladas, e de cebola, com 377,6 mil toneladas.
Com a produção total de 7,1 milhões de toneladas, Santa Catarina subiu para o nono lugar entre as 27 unidades da federação. Destaque para a soja, que representou 41,3% da produção de grãos, e o milho, que cresceu 20,9% em relação ao ano anterior.
Além disso, culturas como o triticale e a cevada tiveram um crescimento expressivo, triplicando suas produções em 2023. A cevada registrou um aumento de 265,8%, e o triticale cresceu 203,2%. O secretário de Agricultura, Valdir Colatto, destacou o trabalho integrado das entidades agrícolas do estado e reforçou que Santa Catarina é uma potência no setor agropecuário, reconhecida tanto no Brasil quanto no exterior.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.