keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina registra aumento no número de cesáreas

Estado contraria recomendações da OMS com mais cesáreas do que partos normais

design horizontal 58 Visor Notícias
Foto Ilustrativa

Santa Catarina experimentou um aumento significativo no número de cesáreas em 2021, superando pela primeira vez o número de partos normais, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado (SES) obtidos via DataSUS. No total, foram realizadas 473.261 cesáreas contra 472.913 partos normais. Este crescimento vai na contramão das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere que apenas 15% dos partos sejam cesáreos, salvo complicações que justifiquem a intervenção cirúrgica.

Segundo especialistas, a alta taxa de cesáreas reflete uma tendência preocupante não apenas em Santa Catarina, mas em todo o Brasil, onde o índice supera 55% nacionalmente. Hugo Alejandro Arce Iskenderian, ginecologista obstetra de Florianópolis, aponta que muitas intervenções cirúrgicas poderiam ser evitadas, destacando que a cesárea deve ser uma opção apenas em casos de risco para a mãe ou o bebê. A cultura local e a desinformação podem influenciar as decisões das gestantes, contribuindo para a prevalência da cesariana sobre o parto normal.

O debate é ampliado pelos riscos associados às cesáreas, que, segundo a pediatra Gabriela Peceguini Mathias Arce, incluem maiores chances de problemas respiratórios neonatais e menor sucesso na amamentação, entre outros. Por outro lado, o parto normal é considerado mais benéfico para o bebê, auxiliando na preparação dos pulmões para respiração extrauterina e promovendo uma microbiota mais diversificada. A SES de Santa Catarina reforça seu compromisso com a promoção do parto normal, seguindo padrões internacionais e trabalhando para mudar a percepção pública sobre as práticas obstétricas.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

10 mitos e verdades sobre a pressão alta

Veja como alguns cuidados são essenciais para controlar a doença e prevenir complicações

Saúde

5 erros para não cometer ao começar a praticar corrida

Veja como alguns cuidados ajudam a evitar lesões e melhoram o seu desempenho

Saúde

4 dicas para incluir a proteína de soja na alimentação

Veja os benefícios da PTS para a saúde e como utilizá-lo em receitas

Saúde

Veja os sintomas da doença celíaca e os cuidados necessários

A atenção com os alimentos é essencial para evitar complicações provocadas pela condição

Saúde

Cidade do Sul de SC confirma primeira morte por dengue

Boletim aponta 19 casos autóctones e 73 notificações no município; agentes reforçam ações de combate ao mosquito

Mais notícias

Eventos

Itapema recebe evento sobre influência e neurociência

Imersão Códigos da Influência promete treinar profissionais em técnicas de persuasão com base em ciência comportamental

Segurança

Polícia Militar prende seis homens e remove bloqueios de vias públicas em Florianópolis

Criminosos instalavam barricadas na via para dificultar a entrada de viaturas, ambulâncias e serviços essenciais, como coleta de lixo e socorro emergencial