Estado registra desocupação de 3% e retoma liderança nacional; comércio e indústria impulsionam geração de empregos
Santa Catarina voltou a liderar o ranking nacional de menor taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira (16) pelo IBGE. O estado registrou taxa de desocupação de 3%, representando uma queda de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O resultado foi impulsionado principalmente pela redução no número de pessoas em busca de emprego, que caiu de 161 mil para 128 mil. A diminuição ocorreu em todos os níveis de escolaridade, com destaque para o grupo com ensino fundamental completo e médio incompleto. Os dados também revelam que SC manteve a menor taxa de informalidade do país, com 25,3% da população ocupada nessa condição, frente à média nacional de 38%.
Setores como comércio e indústria foram os principais responsáveis pela geração de empregos. Supermercados, hipermercados, abatedouros, serrarias, metalurgia e fabricação de máquinas e equipamentos apresentaram crescimento expressivo. No setor de serviços, houve aumento na contratação em restaurantes e no trabalho doméstico. A taxa nacional de desemprego ficou em 7%, a menor para o período desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.