Incêndio destrói casa e ameaça moradias vizinhas em SC
Bombeiros usaram 8 mil litros de água para conter as chamas
Padrasto mata enteado no Vale do Itajaí após briga por bicicleta
Suspeito fugiu e segue sendo procurado pela polícia
Nesse período, o veleiro estará aberto para visitação
Até 19 de novembro, as grandes embarcações de laboratório Tara, da fundação francesa Tara Océan, e o Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estão atracados na Marina Itajaí. O complexo náutico catarinense foi o escolhido como um dos pontos de parada no Brasil para a expedição internacional AtlantECO. Nesse período, o ECO está aberto para visitação.
Enquanto o Veleiro ECO acompanha o Tara pela costa brasileira, com foco na pesquisa sobre o microbioma do Atlântico e os impactos das mudanças climáticas e da poluição no oceano, a embarcação da fundação francesa percorrerá ao todo, durante 2 anos, 70 mil quilômetros no Atlântico Sul, ao longo das costas da América do Sul e da África, até a Antártida.
A missão internacional AtlantECO envolve 36 estruturas de pesquisas em todo o mundo. Alguns dos cientistas a bordo são brasileiros: da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), da USP (Universidade de São Paulo) e da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia).
Em Itajaí acontece uma extensa programação no período que inclui palestras, mesas redondas, exposições, entre outros, com temas relacionados ao monitoramento e à proteção da vida de ecossistemas marinhos e que envolvem tripulações, cientistas e especialistas da área.
SOBRE A EXPEDIÇÃO ATLANTECO
A Missão Microbiomas da Fundação Tara Océan faz parte do projeto europeu AtlantECO, financiado pela Comissão Europeia, que reúne mais de 36 instituições científicas na Europa, Brasil e África do Sul. Esta colaboração científica internacional visa desenvolver uma compreensão detalhada das questões relacionadas com o Oceano Atlântico.
O AtlantECO cruza o Oceano Atlântico com 6 expedições principais, duas das quais estudam as costas brasileiras, Tara e Veleiro Eco. Durante essas expedições, os cientistas se concentram no estudo do funcionamento e da circulação do microbioma marinho, bem como na análise do impacto da poluição (plástica e química) e das mudanças climáticas nesses microrganismos.
Os parceiros brasileiros do AtlantECO são: Universidade Federal de São Carlos, Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal de Rio Grande.
SOBRE A MARINA ITAJAÍ
Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana.
Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e recentemente conquistou o selo Bandeira Azul, ambos relacionados ao sistema de gestão ambiental. Foi finalista do Prêmio Bombarco Baleia de Ouro 2021 como uma das três melhores marinas do Brasil.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Ações com agentes e operadores de turismo têm a intenção de divulgar o litoral catarinense
Modelo recém-chegado representa o luxo e a potência do pós-guerra e reforça a coleção de mais de 30 carros históricos no museu de Pomerode
Hotel com raízes europeias é o único brasileiro na lista do Travellers’ Choice 2025
Campanha especial é válida nas unidades de Balneário Camboriú e Canela para visitas entre 1º e 31 de maio
Projeto MICE une setor empresarial para posicionar Balneário Camboriú como destino estratégico
Bombeiros usaram 8 mil litros de água para conter as chamas
Suspeito fugiu e segue sendo procurado pela polícia