Santa Catarina está prestes a ampliar sua rede de saúde com a construção de 110 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), parte de um programa nacional que adicionará 1.800 novos estabelecimentos pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). As localidades beneficiadas ainda serão definidas pelo Governo do Estado, anunciou o Ministério da Saúde, que autorizou o novo projeto arquitetônico de referência.
Os designs modernizados, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e especialistas da saúde, visam aprimorar a eficiência e o conforto nas UBSs. Novidades incluem salas de amamentação em cada unidade, espaços comunitários para práticas integrativas e as Salas Lilás, destinadas ao atendimento de mulheres em situação de violência. Além disso, todas as UBSs contarão com consultórios acessíveis, amplas salas de vacinação e salas de medicação que atendem normas sanitárias rigorosas.
A inserção de tecnologias como a telessaúde promete melhorar a qualidade e agilidade dos serviços, conectando a atenção primária à especializada. Os novos projetos também se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, integrando estratégias de construção sustentável, como uso de ventilação e iluminação natural, garantindo resiliência às mudanças climáticas e proporcionando um ambiente de saúde mais acolhedor e humanizado.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.