Santa Catarina registrou o maior crescimento do país no setor de serviços em janeiro, com uma alta de 3,4% em relação a dezembro, segundo dados do IBGE. O estado ficou à frente de Mato Grosso do Sul (2,3%) e Ceará (1,7%), enquanto a média nacional apresentou uma retração de 0,2%. Apenas 10 estados tiveram resultados positivos no período.
O avanço foi impulsionado principalmente pelos setores de transportes, turismo e serviços de informação e comunicação, além do aumento no consumo das famílias. O crescimento da renda no estado, que acumulou alta de 14,6% em 2024, contribuiu para o maior volume de consumo de produtos e serviços.
Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o cenário reflete um ciclo positivo na economia catarinense. “Com a produção em alta em diversos setores e a necessidade de escoamento, o mercado de logística e transporte também se aquece, gerando mais empregos e movimentando a economia”, afirmou.
Pesquisa Mensal de Serviços – JAN/25
Transportes de SC têm a segunda maior alta do país em janeiro
O setor de transportes de Santa Catarina registrou crescimento de 8,2% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados do IBGE. O estado teve a segunda maior alta do país, atrás apenas do Rio de Janeiro, que avançou 17,5%.
Santa Catarina superou estados como Minas Gerais (2,1%), enquanto Paraná (-1,3%) e São Paulo (-1,7%) tiveram retração. O resultado ficou acima da média nacional, que apresentou queda de 0,6%.
Para Silvio Dreveck, o crescimento foi impulsionado pelo aumento na demanda por transporte de passageiros, devido à alta temporada de verão e à chegada de milhares de turistas nacionais e estrangeiros. Além disso, o transporte de cargas também registrou alta, impulsionado pela produção aquecida no estado e pelo aumento das exportações.
Turismo cresce o dobro da média nacional
O estado registrou um crescimento de 7% no setor de turismo no primeiro mês do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, ainda conforme dados do IBGE. O percentual é o dobro da média nacional, que ficou em 3,5%, destacando o aquecimento da atividade turística no estado.
Na comparação entre janeiro de 2025 e dezembro de 2024, com ajuste sazonal, o turismo catarinense apresentou o melhor desempenho do país, com uma alta de 1,7%, enquanto a média nacional teve retração de -6,4%. O resultado reforça a força da temporada de verão, que atraiu milhões de turistas ao estado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade