Santa Catarina manteve a liderança no crescimento industrial do país, registrando alta de 8,6% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho foi o maior entre todos os estados pesquisados pelo IBGE e superou a média nacional, que ficou em 1,4%. Entre os setores que impulsionaram o avanço estão a fabricação de produtos de metal (21,3%), minerais não metálicos (20,4%), madeira (17,1%) e máquinas e equipamentos (16,3%).
O governador Jorginho Mello atribuiu o resultado ao otimismo do setor e aos investimentos em infraestrutura, energia e inovação. “As indústrias estão investindo mais porque confiam no estado. O programa Estrada Boa está melhorando a logística, e o Governo tem fortalecido os portos, aeroportos e o crédito ao empreendedor”, afirmou. O secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que mais de R$ 20 bilhões foram garantidos em investimentos por meio de incentivos fiscais, impulsionando a geração de empregos e a modernização do setor.
O bom desempenho catarinense se refletiu no ranking nacional, colocando o estado à frente do Rio Grande do Sul (8,1%), Paraná (0,7%) e São Paulo (0,5%). No cenário nacional, a indústria da transformação registrou alta de 2,7%, enquanto as indústrias extrativas tiveram retração de 5,2%. Os segmentos que mais cresceram no Brasil incluem a fabricação de produtos têxteis (17,5%) e de máquinas elétricas (14,5%).
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.