Estado se destaca com mais de 1.296 leitos habilitados no SUS, impulsionando a capacidade de atendimento e redução do tempo de espera por cirurgias
Santa Catarina é referência nacional na expansão de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde janeiro de 2023, o estado foi o que mais habilitou novas UTIs no Sistema Único de Saúde (SUS), com um total de 220 leitos incorporados. Com isso, Santa Catarina alcançou a marca de 1.296 leitos de UTI habilitados, conforme dados do Ministério da Saúde.
O crescimento de 20,46% em relação ao início de 2023, quando o estado tinha 1.076 leitos habilitados, coloca Santa Catarina na liderança, à frente de estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais, que habilitaram 191 e 134 leitos, respectivamente.
“Habilitar um leito de UTI não é simples. Exige conhecimento técnico e muita articulação em Brasília. Essa conquista reflete o empenho da nossa Secretaria da Saúde e o trabalho iniciado desde o começo do nosso mandato”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Com a expansão dos leitos de UTI, Santa Catarina também registrou um avanço na realização de cirurgias. Desde o início de 2023, foram realizadas 565 mil cirurgias, entre eletivas, oftalmológicas e emergenciais, atendendo quase 7% da população total do estado.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.