keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina lança programa para agilizar demandas de saúde no SUS

Prodesus busca reduzir atrasos no SUS e melhorar atendimento

IMG 6906 600x400 1 Visor Notícias
Foto: Mateus Spiess/Ascom PGE/SC

Foi assinada nesta quarta-feira (27) a portaria que cria o Programa de Desjudicialização do SUS (Prodesus), resultado de uma parceria entre a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa visa melhorar a eficiência no atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, reduzindo atrasos provocados por processos judiciais e otimizando recursos públicos.

O Prodesus inclui a criação de um núcleo temático de assistência à saúde, que será responsável por articular soluções administrativas e judiciais, além de operacionalizar as ações do programa. Durante a assinatura da portaria, o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari, destacou a importância da iniciativa para garantir acesso à saúde.

“A grande quantidade de ações judiciais envolvendo medicamentos e tratamentos compromete a gestão e prejudica tanto o Estado quanto os cidadãos. O Prodesus tornará o atendimento mais ágil e eficiente, ao mesmo tempo que reduz custos, alinhado às metas de eficiência e economicidade do Governo de Santa Catarina”, afirmou Vicari.

O ato de assinatura ocorreu durante a abertura da segunda edição do Encontro de Procuradores da PGE/SC, em Florianópolis. Participaram do evento o procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso, Fillipi Specialski Guerra, e o secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, entre outras autoridades.

Além do lançamento do Prodesus, o evento marcou a homenagem a procuradores que completaram 30 anos de atuação na PGE/SC. Ezequiel Pires, Leandro da Silva Zanini e Ricardo de Araújo Gama receberam placas comemorativas pela contribuição ao Estado. Outros procuradores homenageados, Cláudio Zoch de Moura e Loreno Weissheimer, receberão suas distinções posteriormente.

Procuradores aposentados recentemente, como João dos Passos Martins Neto, Gian Marco Nercolini e Queila de Araújo Duarte Vahl, também foram agraciados por seus serviços prestados ao longo de décadas. João dos Passos falou em nome dos homenageados: “Foi uma grande honra servir à PGE/SC e representar o Estado ao longo de tantos anos.”

O Encontro de Procuradores segue até esta quinta-feira (28) e inclui palestras, reuniões e momentos de integração entre os representantes jurídicos de Santa Catarina.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Jessica
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Cidade do Sul de SC confirma primeira morte por dengue

Boletim aponta 19 casos autóctones e 73 notificações no município; agentes reforçam ações de combate ao mosquito

Saúde

Itapema confirma caso de mpox e monitora paciente

Caso está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica

Saúde

5 sintomas comuns da hérnia de disco

Condição acontece quando um disco intervertebral se desloca ou sofre lesão, causando pressão nos nervos ao redor da coluna

Saúde

Veja as causas e o tratamento para a gordura no fígado

O cuidado com a alimentação e a prática regular de atividade física são fundamentais para prevenir essa condição

Saúde

Entenda as causas do vício em apostas online

As “bets” podem colocar em risco a saúde emocional, social e financeira

Mais notícias

Empreendedorismo, Geral

Florianópolis diversifica turismo e impulsiona mercado de locação ‘short stay’ na baixa temporada

Eventos corporativos e esportivos reduzem sazonalidade e fortalecem economia local

Segurança

Homem é condenado a 12 anos por homicídio após morte de galo em SC

Tribunal do Júri entendeu que motivação foi fútil e condenou o réu a regime fechado