O Governo de Santa Catarina e os portos da Baía da Babitonga assinarão, na sexta-feira (21), um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a dragagem e aprofundamento do canal de acesso. A obra, que contará com um investimento de R$ 300 milhões, permitirá a operação de navios de até 366 metros e impulsionará o desenvolvimento econômico da região.
O projeto, que contou com apoio das secretarias estaduais de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e da Fazenda, será o primeiro do Brasil nesse modelo e pode servir de referência para o setor portuário nacional. Além de melhorar a eficiência logística, a iniciativa terá um impacto ambiental positivo, com a areia retirada na dragagem sendo utilizada para ampliar a faixa de areia nas praias de Itapoá.
Atualmente, os portos da Baía da Babitonga recebem navios de até 336 metros, com capacidade de 10 mil TEUs. Com a obra, esse limite aumentará para 16 mil TEUs, fortalecendo a competitividade do estado no comércio exterior. O Porto Itapoá será responsável por parte do financiamento, com retorno previsto pelo aumento da movimentação de cargas.
A assinatura do contrato e o lançamento do edital para a execução da obra aconteceram no Porto Itapoá, com a presença do governador Jorginho Mello. As obras devem iniciar em 2025 e a conclusão está prevista para 2026, consolidando Santa Catarina como referência em infraestrutura portuária no Brasil.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.