Santa Catarina deve registrar, em 2025, o maior volume de gastos da história com o Dia das Mães, segundo pesquisa da Fecomércio SC. Os consumidores do estado pretendem desembolsar, em média, R$ 307,60 com presentes e celebrações — um crescimento de 28% em relação ao ano passado, superando em muito a inflação estimada de 5% para o período.
O cenário é otimista mesmo diante de desafios como inflação e juros altos. De acordo com o levantamento, 45,1% dos entrevistados afirmam que sua situação financeira melhorou em relação a 2024, um avanço de 5,3 pontos percentuais. A intenção de consumo em abril também subiu 1,2%, colocando Santa Catarina com o terceiro melhor desempenho do país, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio).
Entre os produtos mais procurados estão roupas (28%), perfumes e cosméticos (25%), calçados e bolsas (15%), flores (8%) e eletrodomésticos (4%). A maioria das compras será feita na semana da data (51,3%), mas aumentou o número de consumidores que se antecipam — 19,1% devem comprar com até duas semanas de antecedência.
Outro destaque é o método de pagamento: 86% dos catarinenses ainda preferem pagar à vista. A modalidade parcelada, embora minoritária, cresceu ligeiramente, atingindo 13,1% em 2025.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destaca que a economia catarinense tem mostrado sinais de resiliência, impulsionando a confiança dos consumidores. Já o secretário de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, avalia que o movimento aquece o comércio e garante empregos.
Com a menor taxa de desemprego do país (2,7%) e crescimento de 14% na renda média, segundo o IBGE, o estado se consolida como uma das economias mais robustas do Brasil, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.