keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Santa Catarina confirma transmissão comunitária da varíola dos macacos

Santa Catarina tem 32 casos notificados até o momento

variola dos macacos 1 Visor Notícias
Foto: Ilustrativa

Nesta quinta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde anunciou estratégias de enfrentamento à varíola dos macacos, Monkeypox. Uma coletiva de imprensa foi realizada em Florianópolis onde o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário e o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, João Fuck, explicaram as ações. O Governo do Estado considerou a transmissão comunitária da varíola dos macacos em Santa Catarina. Outros quatro Estados brasileiros já decretaram a ocorrência de transmissão comunitária: SP, MG, RJ e DF.

“A transmissão comunitária é estabelecida quando você não consegue mais rastrear a origem desses casos. Ou seja, começamos a identificar nesses últimos casos, pessoas que não tinham tido contato com outro país, não tinham viajado ou tido contato com outra pessoa comprovadamente com varíola dos macacos. Isso significa que a doença está circulando de forma silenciosa no Estado. Por isso, estabelecemos a transmissão comunitária”, explica Macário.

Segundo o diretor João Fuck, o estabelecimento da transmissão comunitária significa uma definição mais sensível dos casos. Isso ocorre para que o Estado faça a detecção dos casos mais precocemente e consiga estabelecer as medidas de prevenção.

Foi exposto ainda um panorama da doença no Estado. Santa Catarina tem 32 casos notificados até o momento. Destes, seis foram confirmados, sendo: três em Florianópolis; um em Joinville; um em Leoberto Leal e um caso importado de São Paulo. Outros 10 casos foram descartados e 16 estão em investigação. Dos casos notificados, 27 são homens e cinco mulheres. A maioria tem entre 20 e 31 anos. O primeiro caso foi notificado no dia 27 de maio.

De acordo com a SES, não há relatos de casos graves ou óbitos por conta da doença em Santa Catarina. A pasta também reforçou que não há envolvimento de animais no surto. O superintendente de Vigilância em Saúde considera que o número de casos em Santa Catarina ainda é pequeno, mas a tendência é que aumente ao longo das próximas semanas. No entanto, ele ressaltou que não há motivo para pânico e sim, para um alerta.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Brasil confirma primeiro caso de sarampo em 2025

Paciente contraiu o vírus no exterior; Ministério da Saúde reforça importância da vacinação

Saúde

Bebês da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá ganham trajes de Páscoa

Ação busca levar acolhimento às famílias de recém-nascidos

Saúde

Florianópolis tem novo ponto de vacinação no Centro

Local também oferece horários estendidos e campanhas aos sábados

Saúde

Anvisa obriga entrega de receita para Ozempic e outras canetas emagrecedoras

Medida afeta remédios como Ozempic e Wegovy; decisão entra em vigor 60 dias após publicação no Diário Oficial e visa coibir uso indiscriminado

Saúde

Mãe faz vaquinha para vacina de filho após transplante de medula

João Henrique, de 8 anos, venceu um transplante de medula e precisa da vacina Meningo B, não fornecida pelo SUS, para voltar à escola e à rotina

Mais notícias

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 21/04/2025

Nesta segunda, os astros influenciarão áreas como finanças, relações familiares, rotina e autoconhecimento. Será um dia de ajustes, iniciativas e enfrentamento de conflitos — que poderão surgir em diferentes esferas. Acompanhe abaixo as previsões do […]

animais de estimação, cachorro, Edicase, Pets

6 alimentos de Páscoa tóxicos para animais de estimação

Na Páscoa, nada mais comum que nos entregarmos às delícias culinárias que marcam essa época festiva. No entanto, enquanto humanos desfrutam dos prazeres do chocolate e outros quitutes, nossos queridos animais de estimação podem enfrentar […]