A cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, registrou dois casos confirmados da variante XEC da Covid-19, conforme notificação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive-SC) e do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-SC) nesta terça-feira (15). Os casos envolvem duas mulheres, de 85 e 34 anos, ambas com comorbidades, que apresentaram sintomas como febre, tosse e coriza em setembro de 2024. Esta variante, identificada inicialmente na Alemanha em maio do mesmo ano, está sob monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao potencial de exigir atenção global.
A subvariante XEC é classificada pela OMS como uma variante sob monitoramento, indicando a necessidade de vigilância reforçada para avaliar seu impacto na saúde pública. Em resposta, autoridades de saúde de Jaraguá do Sul reforçam a importância da vacinação contra a Covid-19, utilizando atualmente a vacina Moderna (SpikeVax), adaptada à subvariante Ômicron XBB 1.5. A recomendação é que crianças a partir de seis meses até adultos de grupos prioritários recebam a vacina conforme o calendário nacional, com doses anuais ou semestrais, dependendo do grupo.
Além da vacinação, medidas preventivas como o uso de máscaras por pessoas sintomáticas e profissionais de saúde, higiene respiratória rigorosa, e manutenção de ambientes ventilados são essenciais para controlar a disseminação do vírus. As autoridades também enfatizam a importância de evitar aglomerações, manter bons hábitos de higiene, e utilizar máscaras em locais fechados ou quando apresentar sintomas respiratórios.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.