Na manhã desta quarta-feira (22), os pescadores do Rancho do Saragaço, na Barra da Lagoa, Florianópolis, realizaram um feito histórico para a temporada de pesca da tainha. Eles conseguiram capturar aproximadamente 18 mil peixes, pesando mais de quatro quilos cada, totalizando mais de 20 toneladas. Este evento se tornou o maior lanço desta temporada e reuniu não apenas os pescadores locais, mas também atraiu a atenção de figuras políticas importantes como o governador Jorginho Mello e o prefeito Topázio Neto.
De acordo com Laurentino Neves, o patrão do rancho e subsecretário da Pesca, Maricultura e Agricultura de Florianópolis, conhecido como Chinho, a magnitude deste lanço foi surpreendente, não apenas pela quantidade, mas também pelo tamanho dos peixes. Essa característica levantou suspeitas de que as tainhas capturadas não são originárias do Brasil, mas sim do Uruguai, uma teoria que Neves defende ao se referir a esses peixes como “peixe da Costa do Sul”.
O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Thiago Bolan Frigo, destacou a emoção de ver toda a comunidade mobilizada em um evento tão significativo. “Foi provavelmente o maior lanço deste ano, até agora, em Santa Catarina. É emocionante ver todo mundo mobilizado”, disse Frigo.
A safra de tainha de 2024 já é considerada mais produtiva que a do ano passado, com a pesca de arrasto de beira de praia mostrando resultados excepcionais. O Tainhômetro, um recurso online que registra os maiores lanços do ano, confirmou que esta safra está superando a do ano anterior. Com o lanço da Barra da Lagoa ainda em contagem, espera-se que a captura total na capital ultrapasse 53 mil tainhas.
O governo do Estado e a prefeitura têm trabalhado para apoiar os pescadores e garantir a preservação da cultura da pesca. O governador Jorginho Mello enfatizou a importância de apoiar os pescadores e mencionou a criação da Secretaria da Pesca e Aquicultura para fomentar a indústria. “Eu criei a Secretaria da Pesca e Aquicultura para fomentar e ajudar o nosso pescador. Participamos desse momento para prestigiar essas pessoas que vivem da pesca e tiram seu sustento do mar”, declarou Mello.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: ND+
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
A ação, chamada "Move On", nasceu de uma pesquisa que mostrou como o ato de jogar fora lembranças do passado é visto por muitos como um gesto de bem-estar
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade