A safra brasileira de café em 2025 deve alcançar 55,7 milhões de sacas, um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, segundo o 2º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira (6). Se confirmado, esse será o maior volume já registrado para um ano de baixa bienalidade.
O crescimento é impulsionado principalmente pelo desempenho do café conilon (robusta), cuja produção pode atingir 18,7 milhões de sacas, número recorde na série histórica da Conab. A produtividade média da espécie deve crescer 28,3%, favorecida pelo clima regular nas fases críticas das lavouras, que resultou em floradas positivas e bom volume de frutos.
Por outro lado, a produção de café arábica deve recuar 6,6%, com estimativa de 37 milhões de sacas. Minas Gerais, principal estado produtor da variedade, deverá colher cerca de 25,65 milhões de sacas, impactado por um período prolongado de seca entre abril e setembro de 2024.
A área total plantada com café deve crescer 0,8% e alcançar 2,25 milhões de hectares. A área em produção, no entanto, deve recuar 1,4%, enquanto a área em formação deve avançar 12,3%, comportamento típico de anos de bienalidade negativa.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.