keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Sacos de fezes deixados na lua devem ser colhidos na próxima missão da Nasa

O motivo seria ambiental. O objetivo é saber se existe algo vivo dentro deles, principalmente fungos e bactérias.

Capturar 6 Visor Notícias

A Nasa (agência espacial norte-americana) fez seis missões tripuladas até a Lua entre 1969 a 1972. Essas viagens espaciais deixaram na superfície lunar 96 sacos de dejetos humanos (fezes, urina, vômito). Agora os cientistas americanos estudam a possibilidade de recolher esse lixo na próxima missão. O motivo seria ambiental. O objetivo é saber se existe algo vivo dentro deles, principalmente fungos e bactérias.

A próxima missão na Lua deve ocorrer em 2024, onde mais um homem e a primeira mulher irão pisar por lá, no Projeto Artemis. Ainda falta muita preparação, e isso inclui, inclusive, projetos de pesquisa para desenvolver um banheiro eficiente.

No passado, os astronautas das missões Apollo tinham de defecar e urinar, dentro da nave, em coletores. Ou seja, não havia um banheiro como os da sua casa e os de missões espaciais mais recentes.Eles tinham um saco para as fezes e um coletor de urina. Quando estavam fora da nave, a solução era usar uma espécie de fralda espacial.

Esse lixo produzido durante os dias da viagem representava um peso adicional e desnecessário à nave em sua viagem de retorno à Terra.

Estudar se ainda há vida nesse material, deixado há cinquenta anos na superfície lunar, pode ajudar a entender em que condições extremas a vida é capaz de sobreviver.A Lua não tem atmosfera como a Terra, então os sacos que por lá ficaram estão sob forte radiação solar e enfrentam ainda temperaturas extremas, entre -170°C e 100°C.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias com informações Uol

Sobre o autor:
Marcos
Marcos Horostecki
Marcos Horostecki é jornalista e gestor público formado pelo Iesb - Instituto de Educação de Brasília-DF. Foi repórter no jornal A Notícia de Joinville-SC, editor-chefe do jornal ND em Florianópolis e chefe de comunicação no Ministério do Trabalho e no Ministério da Pesca em Brasília. Atuou ainda como Ouvidor Geral do Ministério do Trabalho em Brasília e Diretor de Imprensa na Prefeitura de Itajaí.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Governo do Chile emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,4

Autoridades evacuam costa da região de Magalhães; ondas podem atingir Antártida e extremo sul chileno

Mundo

Chaminé que sinaliza escolha do novo papa é instalada no telhado da Capela Sistina; confira o vídeo

A estrutura será usada na quarta-feira (7), quando os cardeais iniciam a votação para escolher o sucessor de Francisco

Mundo

Operadora de energia de Portugal diz que fenômeno atmosférico raro causou apagão na Europa

A previsão é que a normalização da rede possa levar até uma semana

Mundo

Vaticano anuncia data oficial do conclave para eleger novo papa

Capela Sistina foi fechada para a preparação da votação dos cardeais; veja quando será a votação

Mundo

Vídeo mostra momento em que helicóptero cai no rio Hudson em Nova York

Seis pessoas morreram na queda, incluindo duas crianças, segundo autoridades locais

Mais notícias

Saúde

3 benefícios do riso para a saúde 

Veja como ele pode favorecer o bem-estar físico e mental

Astrologia

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 05/05/2025

Veja o que os astros revelam sobre a segunda-feira de cada nativo do zodíaco