Projeto de estudantes dos EUA entra para o Guinness com máquina ultrarrápida desenvolvida na Universidade de Purdue
Um grupo de estudantes da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, bateu o recorde mundial ao desenvolver um robô capaz de resolver um cubo mágico 3x3x3 em apenas 0,103 segundos. A marca foi homologada pelo Guinness World Records, superando com folga o recorde anterior, de 0,305 segundos, estabelecido por engenheiros da Mitsubishi Electric, no Japão, em 2024.
Batizado de Purdubik’s Cube, o robô foi criado por alunos do curso de Engenharia Elétrica e de Computação da universidade, no estado de Indiana. O projeto combina câmeras de alta velocidade, motores personalizados e algoritmos avançados que analisam e solucionam o quebra-cabeça em frações de segundo. A máquina começou como um projeto acadêmico e vem sendo aprimorada desde sua apresentação em uma competição estudantil no fim de 2024.
Apesar da conquista tecnológica, os humanos seguem impressionando na mesma prova. O atual recorde mundial entre pessoas pertence ao chinês Yiheng Wang, de 11 anos, que completou o cubo em 3,08 segundos em fevereiro de 2025, superando o norte-americano Max Park, antigo detentor do título com tempo de 3,13 segundos.
Fonte: Folha de São Paulo
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.