O transbordamento do rio Uruguai nas cidades de Palmitos, São Carlos e Águas de Chapecó, em Santa Catarina, foi previsto pelo meteorologista Piter Scheuer e pela Defesa Civil, que já haviam alertado sobre a possibilidade devido às fortes chuvas na região. Com um volume acumulado de 202 mm de chuva em apenas 24 horas, a previsão se concretizou na madrugada desta sexta-feira. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar têm trabalhado no resgate de pessoas ilhadas e na assistência aos moradores das áreas de risco, o que tem sido fundamental para minimizar o impacto das enchentes.
Confira a situação em cada município afetado:
Águas de Chapecó
Conforme a Defesa Civil, em Águas de Chapecó famílias precisaram ser realocadas, 10 pessoas foram abrigadas no salão paroquial do município e outras 10 pessoas desalojadas foram para casa de parentes ou amigos.
Uma das partes mais afetadas do município é o balneário da Hidroeste. Equipes da Defesa Civil continuam no monitoramento dos rios e atendimento aos afetados.
São Carlos
Na manhã desta sexta-feira, o Rio Uruguai no Balneário de Pratas está 6,10 m acima do nível normal. No total são 10 famílias desalojadas, quatro desabrigadas, quatro procuraram abrigo apenas para armazenamento dos pertences e mobiliário.
Cerca de 50 pessoas afetadas no município, segundo a Defesa Civil. As equipes continuam o monitoramento dos rios e atendimento aos afetados.
Palmitos:
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.