keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

“Rio Atmosférico” aumenta risco de chuvas intensas no sul

A umidade que sai da Amazônia gera um quadro de gravidade extrema no Estado, segundo a MetSul

WhatsApp Image 2024 05 01 at 17.41.52 Visor Notícias
Foto: Divulgação / MetSul

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre um fenômeno conhecido como “rio atmosférico”, que está intensificando as chuvas no Rio Grande do Sul e no Uruguai. Este corredor de umidade, originado na Amazônia, percorre o interior da América do Sul, levando ar úmido que, ao encontrar uma grande massa de ar seco e quente sobre a região central do Brasil, resulta em condições climáticas extremamente adversas. Este bloqueio atmosférico é responsável por canalizar a umidade e agravar os episódios de chuvas intensas e enchentes no estado gaúcho.

Os rios atmosféricos são descritos como regiões longas e concentradas na atmosfera que transportam grandes quantidades de umidade dos trópicos para latitudes mais altas. “Essa umidade, quando combinada com ventos de alta velocidade, pode resultar em chuvas pesadas e até neve, dependendo da região do mundo. Eventos de precipitação extrema como esses são capazes de causar inundações repentinas, deslizamentos de terra e danos significativos à vida e à propriedade”, explicou um especialista da MetSul. No caso do Rio Grande do Sul, a combinação de umidade e ar quente tropical tem criado condições para chuvas volumosas e temporais com granizo e ventos fortes.

Devido a este fenômeno, já foram registradas 10 mortes no Rio Grande do Sul associadas às chuvas. A previsão indica que o sistema continuará ativo nos próximos dias, potencializando o risco para a população. Em resposta à gravidade da situação, o governador Eduardo Leite contatou o presidente Luís Inácio Lula da Silva, solicitando apoio emergencial para enfrentar as adversidades provocadas pelo rio atmosférico.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Circulação marítima mantém o céu nublado e pode provocar chuva no litoral de SC nesta quarta-feira

No restante do estado, o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens

Tempo

Circulação marítima mantém céu nublado no litoral de SC na quarta-feira

Dia será de tempo firme no interior, com chance de chuva fraca e temperaturas amenas nas áreas litorâneas

Tempo

Litoral Norte de SC tem previsão de tempo nublado e chance de chuva fraca nesta terça-feira

Circulação marítima mantém tempo fechado entre Planaltos e Litoral; demais regiões têm sol e temperaturas em elevação

Tempo

Circulação marítima mantém chance de chuva no Leste de SC nesta terça-feira

Tempo segue nublado com chance de chuva fraca entre o Vale, Litoral Norte e Grande Florianópolis

Tempo

Defesa Civil confirma que mais um tornado atingiu cidade de Santa Catarina na última sexta

Além dos estragos no Oeste, o fenômeno causou destelhamentos e danos em áreas residenciais na Grande Florianópolis

Mais notícias