keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Reserva Marinha do Arvoredo de SC será transformada em Parque Nacional

Objetivo é permitir atividades turísticas e mergulho nas ilhas que compõem a reserva

maxresdefault Visor Notícias
Foto: Divulgação

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), o Projeto de Lei 4198/12, que transforma a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, em Santa Catarina, em Parque Nacional Marinho do Arvoredo. Embora ambos os tipos de unidade de conservação sejam de proteção integral da natureza – ou seja, não admitam a exploração direta de recursos naturais no seu interior -, o parque nacional permite atividades turísticas.

Com a proposta, o autor, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), quer permitir o turismo e o mergulho recreativo nas ilhas que compõem a reserva – Arvoredo, Galé, Deserta e Calhau de São Pedro. Antes da criação da reserva, em 1990, as ilhas eram, segundo ele, um destino tradicional de mergulho recreativo no sul do Brasil.

Atividades de baixo impacto
O parecer do relator, deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), foi favorável ao projeto. “Tanto a visitação em terra quanto a visitação subaquática são atividades de baixo impacto e, quando conduzidas de forma adequada, não prejudicam a conservação da biodiversidade marinha e terrestre das ilhas”, afirmou.

“A recategorização da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo em parque nacional vai possibilitar o desenvolvimento da visitação, de forma controlada pelo ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], com amplo benefício econômico para as comunidades locais e, inclusive, para a gestão da unidade, já que a visitação será uma fonte importante de arrecadação de recursos para o parque”, completou.

Zona de amortecimento
O projeto também estabelece os limites da zona de amortecimento do futuro parque, na qual a pesca deverá obedecer ao disposto no plano de manejo da unidade de conservação.

Em documento enviado à Comissão do Meio Ambiente sobre o PL 4198/12, o Conselho Consultivo da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo explica que os conselheiros não têm opinião consensual sobre a recategorização da reserva para parque nacional, mas afirma que, caso a mudança se efetive, consideram primordial a definição imediata da zona de amortecimento.

“A zona de amortecimento é importante para garantir que atividades humanas no entorno da unidade de conservação ocorram sem a degradação dos recursos naturais e, portanto, deve ser definida e suas regras implementadas imediatamente”, afirma o documento. “Consideramos fundamental que um novo plano de manejo, adequado à categoria parque nacional, seja elaborado antes da abertura para atividades de uso público”, acrescenta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

BC Convention lança projeto para atrair turismo de negócios e eventos ao Litoral

Projeto MICE une setor empresarial para posicionar Balneário Camboriú como destino estratégico

Turismo

BC Convention lança projeto para impulsionar turismo de eventos

Projeto MICE será apresentado na segunda-feira e busca consolidar Balneário Camboriú como destino estratégico para negócios e eventos

Turismo

Hotel com mais de 100 quartos e investimento milionário será construído em Pomerode

Novo empreendimento terá seis andares, 28 apartamentos e investimento de R$ 6 milhões para fortalecer o turismo na cidade mais alemã do Brasil

Turismo

Itapema faz aniversário e mostra por que é destino queridinho de Santa Catarina

"SC Turismo o Ano Todo" do Visor Notícias em parceria com o Sicredi Vale Litoral, explorou o que a cidade oferece aos turistas

Turismo

Balneário Piçarras entra no Mapa do Turismo Brasileiro

Município é reconhecido como destino turístico e poderá captar recursos federais para investimentos no setor

Mais notícias

Geral

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira

Sorteio ocorre a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Caixa

Segurança

Homem é preso por maus-tratos a cães em hospedagem em Florianópolis

Cão morreu após ataque em hospedagem no Rio Vermelho