Alta é puxada por crescimento em setores formais e redução da informalidade, segundo IBGE
O rendimento médio dos trabalhadores brasileiros atingiu R$ 3.378 no trimestre de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025, o maior valor da série histórica iniciada em 2012. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE. O aumento foi de 1,3% em relação ao trimestre anterior e de 3,6% na comparação anual, já descontada a inflação.
A elevação foi impulsionada por ganhos nos setores da Indústria (2,8%), Administração pública e serviços sociais (3,1%) e Serviços domésticos (2,3%). O IBGE atribui o avanço à redução da informalidade, que favorece o crescimento das ocupações com carteira assinada, geralmente com salários mais altos. O número de trabalhadores com vínculo formal chegou a 39,6 milhões, também um recorde da série.
A taxa de desocupação ficou em 6,8%, igualando o menor índice para trimestres encerrados em fevereiro desde 2014. Apesar do recuo anual de 1 ponto percentual, houve alta de 0,7 ponto frente ao trimestre anterior. A população ocupada totalizou 102,7 milhões de pessoas, uma queda de 1,2%. Segundo o IBGE, o movimento segue padrão sazonal de busca por trabalho no início do ano.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.